23.1 C
fpolis
sexta-feira, março 1, 2024

Saiba como criar o cenário de home office perfeito

spot_img

Saiba como criar o cenário de home office perfeito

spot_imgspot_img

Pintura, iluminação e móveis interferem na ambientação e na mensagem passadas em videochamadas profissionais

O trabalho home office tornou-se muito mais comum nos últimos anos para os brasileiros. Diante desse novo cenário, muitos trabalhadores precisaram se adequar, ajustando à nova rotina, mas sem esquecer do profissionalismo. E um dos pontos que dialoga muito com isso são as videochamadas, seja para reuniões com a equipe do escritório, seja com clientes. Porém, como ter um cenário que passe uma boa imagem para os demais?

Por exemplo, apostar em cimento queimado para parede é uma forma de conseguir ter um ambiente com cores mais neutras, o que é uma boa ideia para evitar distrações. Mas o que mais é relevante na hora de pensar na criação do cenário de reuniões home office? Confira as principais dicas no texto a seguir.

Cores e decoração

Vale a pena dar uma atenção extra às cores da parede que irão compor o seu cenário em videochamadas. Elas possuem significados e estimulam sensações diferentes nas pessoas. Nesse sentido, o ideal é equilibrar as colorações neutras e vibrantes, impedindo, assim, de criar um cenário que seja totalmente relaxante, mas que também cria distrações.

Uma das apostas mais seguras é a combinação preto e branco. Isso faz com que a luz natural seja refletida por todo o ambiente, com o branco deixando o visual mais clean. Para dar mais vida e alegria ao espaço, uma boa alternativa é colocar plantas e quadros dentro do frame da videochamada.

Iluminação

A iluminação também precisa ser considerada. As lâmpadas quentes proporcionam sensação de atmosfera acolhedora, enquanto as frias servem para “acordar” quem está no ambiente. Assim, o mais indicado para quem trabalha em home office são luzes do tipo neutra ou fria.

É interessante ter uma boa iluminação direta sobre o local de trabalho, ainda mais se for feita com uma lâmpada de LED. Esse tipo se destaca por ter baixo consumo de energia e proporcionar alta capacidade de luminância, oferecendo mais conforto durante reuniões virtuais.

Móveis

E quais móveis devem compor o ambiente? A escolha dessas peças deve ser feita de acordo com o espaço disponível do “cantinho” do home office. O ideal é investir na qualidade dos móveis principais, seja uma cadeira confortável, seja uma mesa grande.

Mas existem itens curingas que ajudam a trazer um diferencial a essa composição. Gaveteiros são ótimas opções para se ter em um escritório, já que são compactos, auxiliam a guardar documentos, papéis e pastas, podendo ficar no canto da parede ou embaixo da escrivaninha.

Ordem

Inclusive, um fator muito importante é manter a ordem. Organizar a bagunça durante o home office nem sempre é fácil, mas procurar manter a organização é fundamental para passar uma boa imagem durante reuniões virtuais.

Se o ambiente for mais amplo, é interessante ter móveis mais largos, como escrivaninhas e estantes. Contudo, caso o espaço seja minimizado, é indicado pensar em espaços verticais. Nichos e prateleiras ajudam a manter o espaço organizado, com você guardando tudo o que não precisa neles, além de deixar o virtual mais moderno.

Posicionamento da câmera

Além das questões de decoração, é também preciso pensar sobre o posicionamento da câmera na hora de fazer uma videochamada profissional. Para passar uma boa imagem, é importante que a câmera esteja na altura dos olhos, sendo que ela deve estar a uma distância que permita visualizar você dos ombros para cima.

Se estiver usando um notebook, o melhor é evitar utilizá-lo em cima do colo, evitando, assim, que sua movimentação fique aparente e também que isso faça sua imagem tremular. Olhar diretamente para as pessoas é essencial, verificando suas expressões faciais e, desse modo, simulando uma conversa pessoal, o que deixa o ambiente mais agradável.

Agora, caso você esteja utilizando um tablet ou smartphone, é recomendado utilizar um suporte ou tripé, evitando deixar a imagem tremida e seus braços cansados. Para ampliar sua imagem, mantenha o aparelho na horizontal, já que se ficar na vertical, a imagem ficará reduzida e com faixas pretas nas laterais.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais