16.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Salão de Artes homenageia Dia do Marinheiro

spot_img

Salão de Artes homenageia Dia do Marinheiro

spot_imgspot_img

A Capitania dos Portos e a Escola de Aprendizes Marinheiros, de Santa Catarina, estão recebendo até 16 de novembro inscrições para o I Salão de Artes “Dia do Marinheiro”. A mostra integra a programação alusiva ao dia 13 de dezembro, data que celebra o aniversário de nascimento de Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, Patrono da Marinha do Brasil. A iniciativa, que conta com o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), tem como objetivo divulgar as atividades militares navais e promover a integração com a comunidade da Grande Florianópolis.

O I Salão de Artes “Dia do Marinheiro” é aberto a artistas maiores de 18 anos, independente da técnica utilizada, interessados em apresentar trabalhos inéditos dentro da temática “Marinha do Brasil: protegendo nossas águas”. A exposição também abre espaço a pessoas com deficiência que desenvolvam arte em entidades sociais da região. As pinturas devem ser inspiradas nas atividades da Escola de Aprendizes Marinheiros (EAMSC) e da Capitania dos Portos (CPSC) de Santa Catarina.

As duas organizações militares subordinadas ao Comando do 5º Distrito Naval disponibilizarão visitas às suas instalações, no dia 9 de novembro, para que os candidatos inscritos na mostra conheçam as atividades da Marinha, e possam inclusive pintar no próprio local. O regulamento do evento está disponível no site www.salaodomarinheiro.org e outras informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3244-0306.

Uma comissão julgadora vai selecionar as duas melhores pinturas em exposição, cabendo aos vencedores o prêmio de R$ 1.000,00 (1º lugar) e R$ 500,00 (2º lugar). A premiação será entregue no dia 7 de dezembro em solenidade na sede da Capitania dos Portos de Santa Catarina. Todas as obras inscritas no Salão de Artes integrarão um leilão beneficente que será realizado na Feira da Esperança 2010, visando ampliar a arrecadação de recursos em prol da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Florianópolis.

O I Salão de Artes “Dia do Marinheiro” é uma promoção da Marinha do Brasil, por meio da CPSC e da EAMSC, com patrocínio do Banco do Brasil e apoio da APAE de Florianópolis, Fundação Catarinense de Cultura, Universidade do Estado de Santa Catarina e Fundação Franklin Cascaes.

Velho Marinheiro

Nascido em Rio Grande, no Rio Grande do Sul, no dia 13 de dezembro de 1807, Joaquim Marques Lisboa era filho do patrão-mor do porto da cidade. Descobriu sua vocação para o mar aos 15 anos de idade, sendo aceito como voluntário na Marinha.

Iniciou a carreira naval embarcando pela primeira vez na Fragata “Niterói”, e depois participou de quase todas as batalhas ocorridas no período em defesa dos interesses do país, tornando-se um exemplo de bravura, espírito arrojado, capacidade de liderança e desprendimento humanitário.

O Almirante Tamandaré morreu no dia 20 de março de 1897, no Rio de Janeiro, deixando registrada em testamento sua homenagem à Marinha. Como derradeiro desejo pediu que sobre a pedra que cobriria sua sepultura fosse gravada a frase: “Aqui jaz o velho marinheiro”.

O Dia do Marinheiro foi instituído pelo aviso nº 3.322 do Ministro da Marinha, em 04 de setembro de 1925, em reconhecimento aos grandes serviços prestados pelo almirante ao povo e à pátria. Em 2003, o nome de Joaquim Marques Lisboa entrou para o Livro dos Heróis da Pátria, honraria que foi concedida por iniciativa do Congresso Nacional.

Serviço:

O Quê: Inscrições para o I Salão de Artes “Dia do Marinheiro”

Quando: até 16 de novembro de 2009

Onde: Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina
Avenida Marinheiro Max Schramm, 3028 – Estreito
Telefone: (48) 3244-0306

Quanto: gratuito

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img