fique por dentro de floripa

- Geral - Santa Catarina é o segundo Estado que mais pesquisa sobre produtos veganos na internet

22.10.2019

Santa Catarina é o segundo Estado que mais pesquisa sobre produtos veganos na internet

22.10.2019
Santa Catarina é o segundo Estado que mais pesquisa sobre produtos veganos na internet
Foto: Divulgação

Pesquisa do SIS/Sebrae aponta tendências desse mercado nas redes sociais

Seguindo uma tendência mundial de consumo, o mercado de beleza natural, livre de crueldade animal, vegana e orgânica deve crescer 61% até 2025 e atingir 20,8 bilhões de dólares, como aponta relatório da Grand View Research. Nas redes sociais, o tema encontra um canal para discussão entre influenciadores, formadores de opinião, marcas e consumidores cada vez mais conscientes em relação a produtos e serviços sustentáveis e éticos. Atento a esse cenário, o Sistema de Inteligência Setorial (SIS), do Sebrae/SC, monitorou o que era falado sobre esse mercado nas mídias sociais e reuniu informações como os termos mais utilizados, as redes mais populares, os principais consumidores e assuntos mais influentes.

As principais constatações foram que o mercado de beleza vegana, natural, orgânica e livre de crueldade atrai mais o público feminino com idade entre 25 e 34 anos. Elas são as mais engajadas no assunto e além de cosméticos, elas têm interesses em economia compartilhada, educação, feminismo, sustentabilidade, turismo e vestuário. Entre os que interagem sobre o tema, 68% utiliza o celular como ferramenta, 31% desktop e portátil e apenas 1%  o desktop. O estudo analisou que as mulheres representam 75% do público que fala sobre esse mercado, 50% é representado pelos millenials, ou geração Y, nascidos entre 1985 e 1999, seguidos dos baby boomers, nascidos entre 1946 a 1964, que são 25%. As redes com maior atividade sobre o tema são o Instagram, com 89%, e o Twitter, com 9%, seguidos de Facebook e Youtube, com 1% cada. Entre as palavras que mais aparecem nas publicações aparecem cruelty free, vegan, vegano, vegana, go vegan e maquiagem. Já as hashtags mais utilizadas são #crueltyfree, #vegan, #govegan, #vegano, #maquiagemvegana e #veganismo. Entre os assuntos mais influentes aparecem cruelty free com 23%, influenciadores sobre o assunto e beleza com 18% cada, consumidor 13% e maquiagem 12%.

Diante disso, o cruelty free, que são os produtos e marcas que não realizam testes em animais, é uma das tendências a ser observada pelos negócios do mercado de cosméticos. O tema tem grande influência na hora da compra e é um dos termos mais comentados nas redes. Além disso, os consumidores estão trocando produtos com ingredientes químicos, duvidosos ou desconhecidos, por opções mais naturais ou benignas e estão reivindicando cada vez mais legislações que defendam seus propósitos. "Eles também estão atentos ao ativismo das marcas em causas feministas e representatividade negra para o consumo de produtos. Para investir nesse mercado é importante ter comprometimento e buscar sempre inovação, uma vez que o público busca um consumo mais sustentável e a todo momento está se atualizando sobre ingredientes/substâncias/componentes e práticas que não agridam de alguma forma o meio ambiente ou que prejudiquem a sociedade como um todo", explica Gilson Aberto dos Santos, do Sebrae/SC. Outras tendências apontadas no relatório que podem ser aproveitadas pelos negócios são os produtos artesanais, ideais para produções em pequena escala, e produtos derivados de alimentos e bebidas.

A pesquisa completa pode ser encontradas no  http://sebrae.sc/sis-produtos-veganos

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Zurich Airport anuncia novo CEO para América Latina

19.11.2019

Zurich Airport anuncia novo CEO para América Latina

Prefeitura de Florianópolis vai promover Mutirão da Cidadania no Norte da Ilha

19.11.2019

Prefeitura de Florianópolis vai promover Mutirão da Cidadania no Norte da Ilha

Guia Manezinho é finalista do Prêmio Nacional do Ministério do Turismo 2019

18.11.2019

Guia Manezinho é finalista do Prêmio Nacional do Ministério do Turismo 2019

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.