20.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Santa Catarina estreita laços comerciais com países árabes

spot_img

Santa Catarina estreita laços comerciais com países árabes

spot_imgspot_img

“Vamos substituir nossas importações de países tradicionais por países em desenvolvimento (LHS)”

Em visita oficial ao estado, uma comitiva com 12 embaixadores e representantes do setor privado de 16 países árabes se reuniu, nesta quinta-feira (26), com o prefeito de Florianópolis, Dário Berger, com o governador LHS e com o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Jorginho Mello.

Representantes e empresários árabes estão em busca de oportunidades de negócios em Santa Catarina. A economia estável de Santa Catarina desperta o interesse de investidores dispostos a injetar cerca de US$ 2 bilhões na nossa economia. O interesse árabe por novos negócios, em cidades com economia estável como as do Sul do Brasil, se dá devido a diversos fatores como a crise econômica e política de países árabes com países como os Estados Unidos e da Europa. Neste contexto, Santa Catarina se destaca pelos elevados índices de qualidade de vida, assim como a posição privilegiada, no Brasil, nas áreas de educação, saúde e segurança”, afirma Hanna, que constrói em Santo Amaro da Imperatriz o primeiro empreendimento de capital árabe em Santa Catarina.

Com o prefeito

Em seu encontro com a comitiva Dário Berger disse “nunca ter recebido uma delegação tão importante”. Foi questionado pelos embaixadores sobre as melhores áreas para investimento na Capital catariense. E obtiveram a visão do prefeito: turismo e tecnologia. Dário também enfatizou a presença cada vez maior de universidades na Grande Florianópolis, que formam mão de obra qualificada para a indústria do conhecimento. Do embaixador do Egito a cidade de Florianópolis recebeu a oferta de uma exposição histórica de seu país. Dário Berger ficou de definir data e local.

Com o Governador

Na Casa da Agronômica, o governador Luiz Henrique da Silveira recebeu o Embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, Yousuf Ali Al-Usaimi, coordenador da comitiva, juntamente com Bassam Hanna, como “um grande amigo” e fez questão de enfatizar a todos: “Não estou recebendo apenas uma delegação, mas uma elite intelectual e acadêmica do mundo árabe. A presença de vocês nos coloca na condição de grandes diplomáticos”.

O governador Luiz Henrique ainda salientou o desejo de que o estreitamento de laços entre Santa Catarina e os países árabes seja uma via de mão dupla, permitindo que empresas catarinenses também possam se estabelecer nesses países; e que o estado de Santa Catarina também encontre espaço para aumentar suas exportações a esses países. “Vamos substituir nossas importações de países tradicionais por importações de países em desenvolvimento como os países árabes”, declarou o Governador

Estiveram presentes, na comitiva, representantes dos seguintes países: Arábia Saudita, Jordânia, Tunísia, Líbia, Kuwait, Emirados Árabes, Argélia, Egito, Síria, Líbano, Iraque, Marrocos, Sudão, Catar, Palestina, Mauritânia e da Liga dos Estados Árabes.

Nesta sexta-feira (27), a comitiva visita as obras do Termas do Tabuleiro, em Santo Amaro da Imperatriz.

Convênio viabiliza acesso a primeiro empreendimento árabe em SC

Para viabilizar o acesso ao primeiro empreendimento árabe em construção no estado, LHS aproveitou a visita dos embaixadores para firmar um convênio com a prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz. No valor de R$ 989 mil, a parceria permitirá a construção de uma ponte de acesso ao Complexo de Luxo Termas do Tabuleiro.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img