fique por dentro de floripa

- Tecnologia - Santa Catarina possui a maior a densidade de startups da região Sul

04.11.2019

Santa Catarina possui a maior a densidade de startups da região Sul

04.11.2019
Santa Catarina possui a maior a densidade de startups da região Sul
Foto: Divulgação

Estudo lançado na última quinta-feira (24) pela Distrito Data Miner aponta que para cada 100 mil habitantes existem 7,4 empresas de base tecnológica no Estado

O polo de inovação e economia criativa de Santa Catarina mais uma vez ganha destaque: segundo dados do estudo Distrito Santa Catarina Tech Report, lançado na última quinta-feira  (24), o Estado tem a maior quantidade de startups operantes para cada 100 mil habitantes, com 7,4, enquanto os vizinhos da região Sul possuem 4,4 (Paraná) e 3,7 (Rio Grande do Sul). No total, foram mapeadas 510 startups, das quais aproximadamente 60% surgiram nos últimos cinco anos. O estudo foi produzido Pela Distrito Data Miner em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), a KPMG e o Sebrae/SC.

Segundo o estudo, a maturidade do ecossistema de inovação de Santa Catarina é reflexo das inúmeras iniciativas que correm nesta direção. São 25 incubadoras, 14 polos de tecnologia e três aceleradoras, que fomentam o ecossistema no Estado. ”A atuação de players como a ACATE e o Sebrae/SC, com o Startup SC, na manutenção destas iniciativas tem sido fundamental para concretizar o nosso ecossistema”, afirma Daniel Leipnitz, presidente da ACATE. 

Com foco em fortalecer as startups digitais a partir da difusão da cultura empreendedora e da profissionalização da gestão de seus empreendimentos com ações de capacitação, inovação e mercado, o Startup SC, projeto do Sebrae/SC, promove uma série de eventos no ecossistema.  “As startups de tecnologia têm um papel fundamental no crescimento de diversos setores da cidade. Promover a inovação é um dos nossos objetivos há 7 anos e, com a atuação de conjunta de outras iniciativas, conseguimos ter os resultados que vemos hoje”, conta Alexandre Souza, gestor do Sebrae/SC.

Dentre as startups mapeadas, 45,5% têm sede em Florianópolis, 13,7% estão no polo crescente de Joinville, 8,6% localizam-se em Blumenau e 4,5% ficam em Chapecó. O estudo traz também dados relativos ao faturamento das startups mapeadas: 83,2% delas faturam até R$ 5 milhões ao ano; 13,1%, entre R$ 5 milhões e 25 milhões e 3,7% acima deste valor.

"Com um dos ecossistemas de inovação mais desenvolvidos do país, Santa Catarina faz jus ao apelido de Vale do Silício brasileiro. O Estado foi capaz de criar uma cultura de inovação própria, que permeia aspectos sociais, educacionais e econômicos, demonstrando uma cultura empreendedora que vai além dos limites de um único município e se estende por todo estado", afirma Tiago Ávila,  Líder de Produto do Dataminer, braço do Distrito responsável por pesquisas do ecossistema de startups. 

O Estado se destaca na região Sul pela maturidade das empresas e pela relevância que algumas delas alcançaram, como Peixe Urbano, Conta Azul, Resultados Digitais e Neoway, que concentram 24% dos colaboradores de startups do Estado.Elas são consideradas como fortes candidatas a serem os próximos unicórnios do país.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

34º Meetup Startup SC debate o futuro do ecossistema de startups de Florianópolis

13.11.2019

34º Meetup Startup SC debate o futuro do ecossistema de startups de Florianópolis

Startups conectadas ao LinkLab crescem 118% em faturamento, programa está com inscrições abertas

12.11.2019

Startups conectadas ao LinkLab crescem 118% em faturamento, programa está com inscrições abertas

Seis empresas representam Santa Catarina em evento de tecnologia em Lisboa

12.11.2019

Seis empresas representam Santa Catarina em evento de tecnologia em Lisboa

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.