19.9 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Santa Catarina produz o primeiro copo plástico com gás natural do mundo

spot_img

Santa Catarina produz o primeiro copo plástico com gás natural do mundo

spot_imgspot_img

Projeto desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com apoio técnico e financeiro da Petrobras e da Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGás), concebeu uma solução a gás natural para o segmento de termoformagem de plástico. As informações são da assessoria de comunicação da SCGás.

Na última quinta-feira, 7, na sede da empresa parceria do estudo, NTS Máquinas e Equipamentos, em Criciúma, foi produzido o primeiro copo plástico com gás natural do mundo, produto totalmente reciclável.

Este processo é tipicamente realizado apenas com energia elétrica, em que a etapa de aquecimento poderá ser substituída em até 30% por um painel radiante movido a gás natural, com grandes vantagens econômicas para as indústrias.

O protótipo foi testado nas instalações da NTS Máquinas e Equipamentos, parceira do projeto e fabricante de equipamentos de termoformagem. O projeto é o único do mundo neste formato, e, após ser patenteado, poderá representar ganhos em competitividade para a indústria nacional. Denominado Termopor, o estudo foi conduzido durante três anos e contou com investimentos de R$ 1,7 milhão.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img