fique por dentro de floripa

- Grande Florianópolis - Santa Catarina sedia pela primeira vez festival esportivo

04.12.2019

Santa Catarina sedia pela primeira vez festival esportivo

04.12.2019
Santa Catarina sedia pela primeira vez festival esportivo
Foto: Ponta do Papagaio _ Foto Fisheye Photografy

Provas de natação em mar aberto,  incluindo maratona aquática internacional, e corrida no pôr do sol fazem parte da programação do Bela Palhoça, que promete reunir atletas de sete países no litoral catarinense de 06 a 08 de dezembro 

Abrindo oficialmente o calendário de verão do Estado, o 'Festival Bela Palhoça’ promete movimentar o litoral catarinense de 06 a 08 de dezembro, com competições de natação em mar aberto e a Corrida do Pôr do Sol. As provas serão disputadas entre as praias da Pinheira e a Ponta do Papagaio, com a participação de atletas de sete países: Argentina, Paraguai, Uruguai, Portugal, Espanha, Suíça e Brasil.

Com programação focada no esporte e na sociabilização com a comunidade, no primeiro dia de evento será realizado o Congresso Técnico Travessia 5K. Um preparatório para a maratona aquática internacional do sábado (07/12), que encerra o calendário anual brasileiro das grandes provas nesta modalidade e contará com a participação de competidores de alto desempenho, que vão encarar os 5mil metros entre a Praia da Pinheira e a Ponta do Papagaio.  

No mesmo dia também será realizada a Corrida do Pôr do Sol - Ponta do Papagaio, com trechos de 4 km e 8 km disputados na orla da praia, com o pé na areia. Já no terceiro e último dia de atividades é a vez da terceira etapa do Circuito Ocean, com os tradicionais percursos de 200m, 750m e 1.500m. Vale lembrar que uma arena será montada na Ponta do Papagaio, em frente a rua 700, para a concentração de atletas e demais pessoas que queiram curtir a programação.

Durante o encontro também será realizado um mutirão para limpeza da praia, prática de yoga na praia e um treinamento físico funcional em horários especiais. De acordo com Philippe dos Anjos, diretor da PDA Esportes, promotora do evento, as três competições estão entrando no calendário esportivo do Estado principalmente com o objetivo de promover a integração de crianças, jovens e adultos, sempre estimulando o hábito da prática esportiva, vida saudável e da preservação ambiental.

“Entendemos o evento esportivo como uma demonstração de estilo de vida. Por isso, além de promover uma prova de natação, criamos um ambiente com serviço completo para a interação entre as famílias, participantes e a natureza. Possibilitar a aproximação e expansão de uma comunidade de atletas é o nosso maior objetivo, fortalecendo amizades e oferecendo momentos de descontração e muita superação”, explica.

O Festival é oferecido pela Faculdade Fatenp e conta com o apoio do Projeto Palhoça Esportiva, da Prefeitura da cidade, sendo que o Circuito Ocean | Natação em Águas Abertas é patrocinado pela Amor Pela Natação, AR Sport Wear, Cardinal Contabilidade, faculdade Fatenp e Pantai Sports. O evento é aberto ao público e os atletas interessados podem acessar o site do evento para mais informações ou inscrições (www.pdaesportes.com.br/ festivalbelapalhoca).

Diferencial da modalidade em águas abertas

Nadar em águas abertas requer muita disciplina e atenção à saúde do atleta. Habilidades como força e resistência são essenciais, principalmente pela necessidade de cumprir o percurso de uma só vez. Mesmo que o atleta pare um pouco para descansar, ele precisa se manter sempre em ação para não afundar. Pelas constantes marolas e ondulações é preciso usar técnicas de braçada e respiração diferentes das aplicadas na piscina. E ter um bom senso de localização é importantíssimo, assim como definir alguns pontos de referência em terra antes de cair na água.

Serviço 

O quê: Festival Bela Palhoça

Quando: de 06 a 08 de dezembro

Onde: Arena principal na Ponta do Papagaio, em frente à Rua 700

 

Programação completa

 

Dia 06/12 | Sexta-Feira 

18h às 20h - Retirada dos Kits e Check-in

20h - Congresso Técnico Travessia 5K

 

Dia 07/12 | Sábado 

06h as 06h45 - Retirada dos Kits Travessia 5K

07h30 - Largada Travessia 5K

07h15 - Yoga na Praia

11h - Cerimônia de Premiação Travessia 5K

14h - Mutirão para Limpeza da Praia | Micro Lixo

15h - Aulão de Treinamento Físico Funcional

13h30 as 16h30 - Retirada dos Kits Corrida do Pôr do Sol

17h - Largada Corrida do Pôr do Sol

19h - Cerimônia de Premiação

 

Dia 08/12 | Domingo 

07h as 08h15 - Retirada dos Kits e Check-in Circuito Ocean

08h30 - Largada 1.500m Circuito Ocean

09h45 - Largada 200m Circuito Ocean

10h00 - Largada 750m Circuito Ocean

11h15 - Cerimônia de Premiação Circuito Ocean

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Continente Shopping realiza 1º campeonato de Futmesa

27.02.2020

Continente Shopping realiza 1º campeonato de Futmesa

Estudante catarinense cria coleção de fantasias para crianças com autismo

26.02.2020

Estudante catarinense cria coleção de fantasias para crianças com autismo

Em expansão, ContaReal inaugura unidade em Alfredo Wagner

20.02.2020

Em expansão, ContaReal inaugura unidade em Alfredo Wagner

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.