spot_imgspot_img
Florianópolis, 7 dezembro 2024
spot_imgspot_img

Santa Catarina bate recorde na geração de empregos em 2010

OportunidadesSanta Catarina bate recorde na geração de empregos em 2010
spot_img
spot_img

Compartilhe

Informações divulgadas ontem (20) pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, através de relatório preparado pelo setor de Análise de Informação do Mercado de Trabalho do SINE/SC, apontam um grande crescimento na oferta de empregos em Santa Catarina em 2010. No acumulado dos doze meses do ano houve a criação de 111.724 empregos formais, uma marca histórica para o Estado.

“O grande desafio do Estado será criar condições para atender a demanda dos trabalhadores que necessitam de colocação no mercado de trabalho. Os números apresentados pelo Caged mostram a pujança da economia catarinense. Com o apoio do empresariado e a qualificação de mão-de-obra Santa Catarina continuará no rumo certo”, disse o Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Serafim Venzon.

O último mês do ano apresenta, tradicionalmente, um comportamento sazonal do emprego marcado por um saldo líquido de admissões negativo, devido a uma série de fatores como entressafra agrícola, término do ano letivo, poucas admissões, feriados, etc.

Os subsetores que mais se destacaram na geração de empregos foram os ligados à indústria – o setor que impulsionou a recuperação do nível de emprego no Estado. São eles: Indústria Metalúrgica (14,6%); Indústria Mecânica (12,7%); Indústria de Materiais Elétricos e Comunicações (12,7%); Indústria de Calçados (8,6%) seguidos pelo Comércio Atacadista (8,5%) e Construção Civil (8,4%).

Para o Secretário Serafim Venzon, “a grande preocupação do Sine/SC agora será dar maior ênfase para a qualificação profissional, além de fortalecer as ações da Diretoria de Trabalho e Emprego da Secretaria de Assistência Social, ao qual o Sine/SC está vinculado.”

Evolução do nível de emprego em SC – Entre os 36 maiores municípios de Santa Catarina (com mais de 30 mil habitantes) que apresentaram saldo positivo do emprego formal estão Florianópolis (+1.124 vagas), seguido por Balneário Camboriú (+730 vagas) e Laguna (+159 empregos). Nas três cidades citadas, o desempenho positivo ficou a cargo dos setores de Comércio e Serviços, o destaque deve ser dado a Laguna que apresentou para esses setores o maior crescimento relativo no mês, 6,95% e 3,60%, respectivamente.