24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

SC adere ao plano nacional de enfrentamento contra o crack e outras drogas

spot_img

SC adere ao plano nacional de enfrentamento contra o crack e outras drogas

spot_imgspot_img

Santa Catarina vai aderir ao programa do governo federal “Crack, é possível vencer”, que visa fortalecer e deflagrar ações de combate ao uso de drogas. O programa prevê, no total, R$ 4 bilhões em recursos federais para todo o país e conta com ações dos Ministérios da Justiça, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), além da Casa Civil e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

O governador Raimundo Colombo delegou à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) a coordenação da integração das diversas áreas com responsabilidade no assunto: Assistência Social, Segurança Pública, Educação, Saúde, Justiça e Cidadania.

Entre esta quinta, 24, e sexta-feira, 25, técnicos do governo federal, do Estado e do município de Florianópolis estarão reunidos no Castelmar Hotel, na Capital, para a apresentação e a adesão ao plano entre as três instâncias.

Relatórios oficiais da Secretaria de Estado da Segurança Pública apontam para o aumento de 509,96% no volume de apreensões de crack entre os anos de 2008 e 2011 em SC.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública aponta ainda a expansão de 294,42% no volume de apreensão de cocaína (matéria prima do crack). O relatório evidenciou ainda o crescimento de 79,90% das prisões por tráfico de entorpecentes no mesmo período.

De acordo com o Ministério da Saúde, Santa Catarina configura-se como o terceiro colocado nacional quanto ao número de internações decorrentes do uso de drogas, com uma média de 116,76 por 100.000 habitantes. Este valor é 52,17% superior à média nacional (73,76), superando os estados de São Paulo (104,35), Rio de Janeiro (97,25) e Rio Grande do Sul (83,13).

Em conformidade com os dados da Secretaria de Estado da Saúde, aponta que a média de frequência de internações decorrentes do uso de drogas no Estado, no período de 2006 a 2010, foi de 2.249,96 internações por ano, apresentando um total de 11.248 internações neste período.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img