16.5 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

SDR Grande Florianópolis realiza encontro sobre prevenção da mortalidade materna

spot_img

SDR Grande Florianópolis realiza encontro sobre prevenção da mortalidade materna

spot_imgspot_img

A Secretaria de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, através da Gerência de Saúde, realizará nesta quinta-feira (26), a partir das 13h, o 1º Encontro de Sensibilização para a Prevenção da Mortalidade Materna, no auditório do Hospital Regional de São José.

O evento é promovido pelo Comitê Regional de Mortalidade Materna e Infantil da Gerência de Saúde, com o apoio da ONG “Bem-Estar Familiar no Brasil” (Bemfam), e dirigido aos técnicos da saúde dos municípios que integram a área de abrangência da SDR. Também participarão representantes do Hospital Regional e de ONGs ligadas ao setor.

Várias palestras integram a programação, abordando temas como: mortalidade materna em SC, importância do pré-natal na redução da mortalidade materna e infantil e seu impacto na morbimortalidade do recém-nascido. Em 2010 a região da capital registrou cinco óbitos maternos, ocorridos em Florianópolis e São José. A ideia é reduzir ainda mais esse número, alcançando patamares aceitáveis registrados em países desenvolvidos. No Canadá, por exemplo, a média é de dois óbitos por 100 mil habitantes.

A realização do encontro coincide com a comemoração, no próximo sábado (28), do Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, instituído pelo Ministério da Saúde.

Para o secretário Regional Renato Hinnig, esse encontro é oportuno para a discussão da mortalidade materna, que ainda é um desafio do sistema de saúde brasileiro: “Estamos fazendo um grande esforço para que na região da Grande Florianópolis esses índices caiam ainda mais. Os órgãos envolvidos diretamente no problema, como a SDR, estão empenhados para que tais metas sejam alcançadas”, destacou.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img