fique por dentro de floripa

- Economia e Negócios - Sebrae/SC reúne empreendedoras em evento de lançamento de programa voltado para mulheres empresárias

12.07.2019

Sebrae/SC reúne empreendedoras em evento de lançamento de programa voltado para mulheres empresárias

12.07.2019
Sebrae/SC reúne empreendedoras em evento de lançamento de programa voltado para mulheres empresárias
Foto: Wallace Moraes

As selecionadas para o Circuito Empreendedorismo Feminino com Propósito do programa Sebrae Delas Mulher de Negócios acompanharam palestras com líderes femininas

As 380 empreendedoras que participarão do Circuito Empreendedorismo Feminino com Propósito do programa Sebrae Delas Mulher de Negócios estiveram reunidas na manhã dessa quinta-feira, dia 11, no auditório da Associação Catarinense de Medicina. A data foi escolhida como forma de homenagem a semana de aniversário de Antonieta de Barros, figura importante da emancipação feminina. No evento, elas puderam se conhecer e acompanhar as palestras de Silvia Folster, CEO da Cianet, e Juliana Lopes, cofundadora da B2Mamy, além da apresentação da peça teatral SóFridas. O programa Sebrae Delas Mulher de Negócios visa o sucesso e empoderamento de negócios liderados por elas, uma vez que estatísticas apontam que as mulheres abrem mais negócios que os homens e normalmente são mais escolarizadas, mas, mesmo assim, seus empreendimentos são menos inovadores e têm lucros mais baixos, além de serem negócios menos diversificados e com menor potencial de internacionalização.

Na abertura do evento, o diretor técnico do Sebrae/SC, Luciano Pinheiro, destacou que o Brasil está na 60ª posição do ranking de empreendedorismo feminino, de um total de 77 países, segundo GEDI 2015. “Pra nós do Sebrae é extremamente importante mudar esse cenário. As mulheres empreendedoras transformam a vida de suas famílias, transformam os espaços  em que estão inseridas e isso é fantástico para um país que já está atrasado no seu desenvolvimento”. A coordenadora do Programa,  Marina Barbieri, reforçou a participação feminina em todo o planejamento. “Nós estamos pensando o programa há mais de três meses, focando apenas nele. É um time de mulheres, feito por mulheres e para mulheres”.

A empreendedora Iara Carboni Rocha foi uma das selecionadas. Ela viu no Sebrae Delas a oportunidade de fazer parcerias e adquirir conhecimento para reestruturar sua loja virtual de moda feminina.  Desde 2015 com o negócio, ela conta que passou por altos e baixos por não ter uma organização definida. “Eu percebi que sem planejamento, sem metas não adianta que não vai pra frente. Você perde dinheiro e têm imprevistos porque não estava preparado”. Assim como Iara, a empreendedora Manoela Koerich Zanluchi teve dificuldades para entender a parte de planejamento e gestão de seu negócio. A academia voltada para crianças e adolescentes partiu da sua experiência como educadora física em escolas, em que percebeu a demanda desse público para atividades também fora do ambiente escolar. Com o Sebrae Delas, ela espera fortalecer, alavancar e até expandir sua empresa.

O evento recebeu Silvia Folster, CEO da empresa de telecomunicações Cianet, que reforçou a importância de se alinhar e se aliar a pessoas que caminham pelo mesmo propósito. Na palestra de Juliana Lopes, cofundadora da aceleradora B2Mamy de São Paulo, destacou que 4 entre 10 mulheres são demitidas depois da licença maternidade e que empreender acaba sendo um caminho para elas. Para finalizar a manhã, as empreendedoras assistiram a apresentação da peça de teatro SóFridas, da companhia Trip teatro.

O programa é baseado em três pilares, “Meu, eu, nós”, que são voltados para despertar e fortalecer a cultura empreendedora das mulheres. “O NÓS abrange todo o universo da comunidade feminina. Serão abordados temas como: empreendedorismo e empoderamento feminino, equidade de gênero, sororidade e networking. O EU envolve as questões particulares enquanto indivíduo, na conciliação da vida profissional e pessoal. Os assuntos trabalhados se estenderão entre a gestão de tempo, potencial criativo, inteligência emocional, autoconhecimento, autoconfiança e liderança. Por fim, o MEU diz respeito a questões empresariais particulares do negócio de cada uma. O Circuito Empreendedorismo Feminino com Propósito do programa Sebrae Delas vai até novembro de 2020, os encontros quinzenais contarão com palestras, eventos e workshops de qualificação.

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Projetos de inovação em andamento no SENAI e SESI em SC mobilizam R$ 81 milhões

16.07.2019

Projetos de inovação em andamento no SENAI e SESI em SC mobilizam R$ 81 milhões

Sebrae/SC reúne empreendedoras em evento de lançamento de programa voltado para mulheres empresárias

12.07.2019

Sebrae/SC reúne empreendedoras em evento de lançamento de programa voltado para mulheres empresárias

Empresa de Florianópolis assume assessoria de comunicação da Villa Francioni

11.07.2019

Empresa de Florianópolis assume assessoria de comunicação da Villa Francioni

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.