21.1 C
fpolis
domingo, julho 3, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Seconci Florianópolis reforça atuação nos canteiros de obras no período da pandemia

Seconci Florianópolis reforça atuação nos canteiros de obras no período da pandemia

spot_imgspot_img

 

O Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci) completa 23 anos de atuação na Grande Florianópolis (GF) neste dia 31 de julho. O momento é difícil e um grande desafio para o setor em razão da pandemia do coronavírus, mas também é de muito trabalho de conscientização junto aos trabalhadores dos canteiros de obras. “O Seconci Grande Florianópolis antecipou-se às medidas oficiais e imediatamente adotou e promoveu ações de proteção nos canteiros de obras, com demonstrações práticas de protocolos de prevenção sanitária contra o novo coronavírus”, destaca o presidente do Seconci-GF, Marco Aurélio Alberton.

O Seconci e o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) acompanharam de perto o retorno gradativo das atividades na construção civil. Mais de 3 mil operários de, pelo menos, 130 empresas já foram diretamente beneficiadas por orientações de saúde e segurança. Além de ações nas obras, com todos os cuidados necessários de distanciamento e de proteção, o Seconci ainda deu suporte disponibilizando a empresas do setor informações e cartazes, em meios físico e digital, vídeos com informações, além de orientá-los em casos de registro ou suspeita de casos de covid-19. Também elaborou um roteiro para facilitar o controle das diretrizes e medidas utilizadas pela empresa para minimizar os efeitos da pandemia.

“Intensificamos o Programa Obra Mais Segura que é realizado pelo Seconci desde 2019, em parceria com o Sistema Fiesc/Sesi, e que visa promover maior segurança nos canteiros de obras”, explica Alberton. “Neste momento, além das ações de capacitação previstas, o programa tem servido de instrumento para disseminar informações entre as empresas, com foco no enfrentamento da covid-19 dentro dos canteiros de obras”, acrescenta.

Para as visitas aos canteiros de obras, o Seconci montou equipes multidisciplinares formadas por colaboradores administrativos e técnicos das áreas de saúde e segurança. Foram aplicados checklist para cumprimento de medidas preventivas e para adoção de boas práticas pela equipe de segurança; feitas orientações sobre uso contínuo e higienização de máscaras, EPIs, uniformes, além de verificação de temperatura corporal e realização prática de lavagem das mãos pela equipe de saúde, e na ocasião as empresas ainda receberam materiais para implementação das medidas preventivas e cartazes para frentes de trabalho.

Outros itens analisados foram os de segurança, quando as equipes avaliam as condições das obras e reforçam a necessidade de cuidar da saúde e também de manter o ambiente de trabalho seguro. “O objetivo maior é salvaguardar a saúde e segurança dos colaboradores que não se afastaram do trabalho, bem como dos usuários de seus serviços”, ressalta o presidente do Seconci.

spot_img