16.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Secretaria da Saúde convoca pais por telefone para a vacinação contra sarampo e poliomIelite

spot_img

Secretaria da Saúde convoca pais por telefone para a vacinação contra sarampo e poliomIelite

spot_imgspot_img

Profissionais dos centros de saúde de Florianópolis começam, nesta semana, a chamar por telefone e nas casas os pais e responsáveis pelas crianças de seis meses a cinco anos incompletos que ainda não foram vacinadas contra a poliomielite e o sarampo. A campanha, que vai até sexta-feira, 27, ainda não atingiu a meta de 95% de imunização. Até esta terça-feira, 24, pouco mais de 60% haviam sido imunizados. As informações são da Secretaria de Comunicação do Executivo Municipal. 

Durante toda a semana, os postos estarão abertos das 8 às 17h, com intervalo de uma hora para o almoço.

O secretário de Saúde, Daniel Moutinho Jr, reforça a importância da participação dos pais e responsáveis pelas crianças na campanha. "Essas doenças já deveriam estar em fase de erradicação, mas alguns países ainda apresentam casos. Devemos proteger nossa população dos riscos."

Novos casos

O Brasil sempre foi uma das referências mundiais na eficiência de suas campanhas de vacinação. Tanto que a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) certificou o país, em 1994, como área livre do Poliovírus Selvagem (causador da poliomielite). Em março de 2014, porém, o vírus foi detectado em uma amostra de esgoto coletada no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

Outro fato destaca a importância desta campanha: de 2000 a 2013, o país não havia registrado novos casos autóctones de sarampo. Em 2014, no entanto, o vírus foi reintroduzido no Brasil, resultando em 596 casos da doença no período, concentrados especialmente nos estados do Ceará e de Pernambuco.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img