16.9 C
fpolis
sexta-feira, outubro 22, 2021
cinesytem

São José deve reestruturar o sistema de ensino e de avaliação nas escolas da rede municipal

spot_img

São José deve reestruturar o sistema de ensino e de avaliação nas escolas da rede municipal

spot_img

As informações divulgadas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no último dia 5 de setembro, estão servindo de base para uma reestruturação do sistema de avaliação das escolas da rede municipal de ensino de São José, na Grande Florianópolis. Na última semana, um grupo formado por representantes de todas as unidades encaminhou uma proposta única para a rede, com base nas informações recebidas do MEC. No próximo dia 2 de outubro, uma nova reunião está agendada para a apresentação de sugestões. As informações são da Secretaria de Comunicação do Executivo Municipal.

O foco de maior atenção está nos anos das séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Isso porque, se nas séries iniciais (1º ao 5º ano) o Município conseguiu superar a meta, alcançando 5,3 pontos no Ideb, as séries finais somaram 3.8 pontos na média final. Os dados do Ministério da Educação revelam que apesar das unidades de ensino terem conquistado uma nota satisfatória no teste de proficiência, aplicado em 2013, os números de reprovação e evasão, registrados em 2012, foram decisivos para pontuação dos anos finais.

Para compor a nota do Ideb, o MEC combina o desempenho dos estudantes na Prova Brasil e as informações de rendimento escolar do ano anterior ao que o teste foi aplicado. Isso explica, por exemplo, porque o Centro Educacional Municipal Morar Bem registrou a menor média final do município com 2.2 pontos no Ideb. Na Prova Brasil, os alunos do Morar Bem obtiveram notas acima da média, mas como a escola tem um índice de reprovação e evasão que chega a 50,8%, o que é considerado bastante alto, a nota final é prejudicada.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador que busca representar a qualidade do ensino básico no Brasil. Criado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (Inep) em 2007, em uma escala de 0 a 10, sintetiza num único indicador dois conceitos importantes para a qualidade da educação: aprovação e aprendizado dos estudantes em português e matemática.

O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil – avaliações aplicadas no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio.
 

spot_img
spot_img