20.9 C
fpolis
domingo, abril 28, 2024
Cinesystem

Secretaria de Transportes libera corredores de ônibus para táxis

spot_img

Secretaria de Transportes libera corredores de ônibus para táxis

spot_imgspot_img

A partir da próxima segunda-feira, 17, os táxis também poderão circular nos corredores de ônibus implantados na Capital, principalmente o da avenida Jorge Lacerda, no Sul da Ilha. A medida deve facilitar o acesso ao aeroporto Hercílio Luz, principalmente nos horários de pico. A liberação foi acertada em reunião na manhã desta sexta-feira, 14, entre o vice-prefeito e secretário de Transportes, Mobilidade e Terminais, João Batista Nunes, o comandante da Polícia Rodoviária Estadual de Santa Catarina, coronel Paulo Ekke Moukarzel, e o vice-presidente do Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários (Scavir), João Lídio Costa, e atendeu uma reivindicação dos taxistas.

A iniciativa faz parte de várias ações da Secretaria de Transportes para melhorar a mobilidade urbana e incentivar o uso de transporte público em detrimento dos carros particulares. “Temos que criar uma nova cultura na cidade e mostrar que andar de ônibus e de táxi é mais rápido e oferece uma mobilidade maior do que de carro”, argumenta João Batista Nunes. Para o vice-prefeito, as faixas exclusivas mostram que a população já está absorvendo essa mudança. “Ressalto a educação dos motoristas que respeitam as linhas brancas e estão entendendo sua importância para a mobilidade da Capital”, diz o vice. Na mesma linha pensa o coronel Moukarzel, que salienta que o corredor do Sul da Ilha melhorou não só o trânsito para ônibus, mas também para todos os veículos e beneficiou a coletividade. O comandante apoiou a liberação das faixas para os taxistas. “Táxis são fundamentais para qualquer cidade e nada mais justo que facilitar sua circulação”, opinou.

João Batista Nunes informou também que ainda em agosto a Secretaria de Transportes vai iniciar cursos de qualificação para todos os taxistas. Os cerca de 700 profissionais terão aulas de espanhol, noções sobre legislação, turismo, história e cultura da cidade. Os cursos serão ministrados por professores do Instituto Estadual de Educação numa parceria da Prefeitura com a Secretaria de Educação do Estado.

A formação dos taxistas faz parte das ações da prefeitura para melhorar a qualidade do serviço, que iniciou com a adoção de uniforme para os condutores. Desde o início de junho os motoristas devem vestir uma camiseta gola pólo na cor azul Royal com o brasão do município bordado no bolso esquerdo, calça ou bermuda azul marinho (pode ser usado jeans escuro) e calçado preto. Também é permitido o uso de jaqueta preta com o brasão bordado no lado esquerdo. O secretário de Transportes enalteceu a colaboração dos taxistas que adotaram o uso do uniforme. “A uniformização e a qualificação estão trazendo mais respeito, segurança e confiança para os profissionais e valorizando o serviço”.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img