23.9 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Secretaria do Continente promove capacitação de combate à dengue nesta terça-feira

spot_img

Secretaria do Continente promove capacitação de combate à dengue nesta terça-feira

spot_imgspot_img

A Secretaria Municipal do Continente (SMC) mobilizou a Operação Continente Saudável para prevenir os focos do mosquito transmissor da dengue, com a realização de duas reuniões, nesta terça-feira, 26, às 10h e às 14h, no auditório da Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho, para capacitação de lideranças para atuarem como multiplicadores da campanha de prevenção.

Apesar de os casos confirmados em Florianópolis terem sido de pessoas infectadas fora da cidade, já existem focos do mosquito na Capital. Embora, o mosquito ainda não esteja infectado, é preciso prevenir os focos para que a doença não se alastre. Apenas este ano, foram 21 focos identificados, 19 deles no Continente. No ano passado, foram 103 focos, 98 na região Continental.

Para evitar a proliferação dos focos, lideranças comunitárias, religiosas e de entidades de classe, como Acif, Aemflo, Abrasel e Sinduscon, agentes de saúde e de endemia, diretores de escolas e representantes da Secretaria de Educação, bombeiros, coordenadores dos postos de saúde, representantes de secretarias de Saúde dos municípios da Grande Florianópolis, Comcap e Vigilância Sanitária participam da reunião promovida pela SMC.

A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vai capacitar todos os presentes em relação aos procedimentos de prevenção aos focos do mosquito da dengue. Uma vez informadas, essas lideranças serão multiplicadores, repassando as informações nos seus núcleos de atuação para que seja deflagrada uma nova campanha de conscientização de que é preciso prevenir os focos da dengue.

Assim, professores serão alertados pelos diretores de escolas para repassarem as informações aos alunos. Comerciantes serão informados por dirigentes de entidades de classe, e os líderes comunitários e religiosos serão responsáveis de repassar as informações obtidas junto ao CCZ nas suas comunidades, paróquias e cultos.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img