fique por dentro de floripa

- Educação - Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e Celesc assinam convênio para eficiência energética de 40 escolas municip

10.12.2019

Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e Celesc assinam convênio para eficiência energética de 40 escolas municip

10.12.2019
Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e Celesc assinam  convênio para eficiência energética de 40 escolas municip
Foto: Assinatura contrato escolas Florianópolis

A Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e a Celesc formalizaram, na última sexta-feira (6/12), o projeto que vai tornar 40 escolas municipais da capital mais eficientes no uso de energia, e 16 delas autossuficientes em geração, com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) da companhia pública de energia catarinense.

 

O PEE é um projeto da Celesc que, por meio de concorrência, subsidia projetos que demonstrem a importância e a viabilidade econômica de ações de combate ao desperdício e de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia. O projeto das escolas municipais de Florianópolis foi um dos selecionados em edital realizado em 2018.

 

O secretário adjunto de Educação de Florianópolis, Luciano Formighieri, destaca o fato de o projeto ter ficado em primeiro lugar. “É um estímulo aos gestores públicos criarem ferramentas que busquem a preservação dos recursos naturais, compromisso com as boas práticas e, principalmente, pensar melhor e agir de forma mais concreta, qualificando a sociedade para as futuras gerações. Nossa gestão é marcada pela inovação e a sustentabilidade é premissa fundamental na contemporaneidade”, assinala.

 

As escolas contempladas estão distribuídas em várias regiões da cidade. As medidas de eficiência energética das 40 escolas municipais incluem a substituição de um total de 7.366 lâmpadas, 69 incandescentes e 7297 fluorescentes, por lâmpadas LED. Em 16 dessas escolas, também haverá a instalação de painel fotovoltaico no telhado para que cada uma delas produza 100% da energia necessária para a sua operação. Eventualmente, a produção excedente poderá atender as outras 24 unidades de ensino.

 

Todas as unidades estarão interligadas a um sistema de gestão energética, com uso da ferramenta web ARC. A Petinelli - empresa de engenharia e consultoria em sustentabilidade com escritórios em Balneário Camboriú (SC), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS) - prestou a consultoria para a elaboração do projeto e, segundo o CEO da empresa, Guido Petinelli, o conjunto de soluções vai gerar uma economia anual de aproximadamente R$ 800 mil aos cofres públicos.

 

“O projeto que estamos implantando na nossa rede está de acordo com a concepção da gestão municipal atual de avançarmos na busca de uma cidade cada vez mais sustentável. Por isso, a Secretaria Municipal de Educação investirá cada vez mais nos conceitos sustentáveis de eficiência energética”, assegura o secretário Municipal de Educação de Florianópolis, Maurício Fernandes Pereira. A previsão é de que os trabalhos se iniciem em março de 2020 e estejam concluídos em 12 meses.

 

Florianópolis tem ainda a primeira creche pública do país com certificação LEED Zero Energy. Inaugurada em 2015, a Creche Hassis gera ela própria a energia toda a energia que consome, por meio de placas fotovoltaicas instaladas no telhado da edificação.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Sistema de Ensino Energia e o novo momento na educação

28.05.2020

Sistema de Ensino Energia e o novo momento na educação

Concurso de Bolsas de Graduação da UniSociesc acontece dia 23 de maio

22.05.2020

Concurso de Bolsas de Graduação da UniSociesc acontece dia 23 de maio

Santa Catarina pode ser primeiro estado brasileiro a aprovar a educação domiciliar

22.05.2020

Santa Catarina pode ser primeiro estado brasileiro a aprovar a educação domiciliar

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.