21.5 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Secretaria de Saúde capacita profissionais na aplicação do Teste Rápido de HIV

spot_img

Secretaria de Saúde capacita profissionais na aplicação do Teste Rápido de HIV

spot_imgspot_img

Até sexta-feira, 23, 48 profissionais de saúde de todo o Estado de Santa Catarina estão reunidos em Florianópolis, onde recebem treinamento para aplicação do Teste Rápido de HIV.

O objetivo é ampliar a execução de testes rápidos no Estado. Hoje, o Teste Rápido é aplicado em gestantes, nas maternidades estaduais. Com a capacitação desses profissionais, o exame será implantado, gradativamente, em todas as cidades catarinenses.

O Teste Rápido é um exame que detecta o vírus da Aids em 30 minutos. Feito a partir da coleta de uma gota de sangue, o exame se assemelha ao teste de glicose. Se o resultado for positivo, o paciente é encaminhado para exames laboratoriais.

Há dois treinamentos. Um teórico, que está acontecendo no Ingleses Praia Hotel, e um prático, conduzido no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), pela Dra. Cristine Ferreira, gerente técnica do órgão.

Durante 10 anos, Cristine trabalhou no Ministério da Saúde, no processo de implantação do Teste Rápido no Brasil. Agora, atuando na Secretaria de Estado da Saúde, a profissional está capacitando profissionais da Atenção Básica.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img