16.5 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Sede da Associação Amigos do HU é inaugurada em Florianópolis

spot_img

Sede da Associação Amigos do HU é inaugurada em Florianópolis

spot_imgspot_img

“Nós estamos escrevendo uma grande história; a próxima luta é a pela realização de transplantes no Hospital Universitário”, afirmou Narciso Jaci Policarpo, diretor presidente da Associação Amigos do HU (AAHU), durante a inauguração da sede da Associação, na terça, 02/03. O diretor destacou que a conquista do espaço “parecia um sonho impossível. Ainda assim, nunca deixei de acreditar, e agora o sonho está materializado no edifício de três andares nomeado Voluntária Dona Cora”.

O edifício está localizado na lateral esquerda da parte da frente do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thyago (o HU). No andar térreo funcionará um posto de coleta de sangue; no primeiro andar será feito o acolhimento aos familiares de pacientes – onde também funcionará o brechó mantido pela AAHU -, e no 2º andar funcionará a sede administrativa do prédio.

“Abrimos um caminho para outros voluntários. Caminho de carinho e amor. Que esta semente plantada continue por muitos anos”, lembrou Cora Coelho. Em 1984, o grupo de voluntárias São Camilo de Lellis, pertencente à paróquia da Santíssima Trindade, sensibilizou-se com a situação de pacientes e acompanhantes do HU. Tinha então início o serviço voluntário. À frente do grupo estava Cora, que, por sua atuação e compromisso com a causa, foi homenageada pela Associação. A partir daí o trabalho não parou. Apenas devido a necessidade de prestar contas das doações recebidas foi necessária a constituição formal da entidade, através da AAHU, no ano de 2001.

O Reitor Alvaro Prata exaltou a grandeza do trabalho dos voluntários da Associação, e definiu o serviço como uma atividade de solidariedade, compreensão e desprendimento. Destacou: “o que realmente homenageamos aqui é o trabalho de cada um dos voluntários”.

A importância de um prédio próprio para a coleta de sangue foi dimensionada pela hematologista Vera Lúcia Paes Cavalcanti Ferreira. “É mais um tijolo na construção de uma medicina transfusional de qualidade. Representa melhoria para o ensino, pesquisa e extensão da UFSC, mas também é a materialização de parte de nossas necessidades e a valorização das entidades organizadas”.

Através do trabalho da AAHU, formada por cerca de 150 voluntários, e com o apoio de algumas instituições do poder público, do comércio local e da comunidade, melhorias significativas foram conquistadas para o HU. Entre elas a aquisição de tomógrafo, respiradores para a UTI, equipamentos para a hemodiálise, reforma e ampliação da emergência e da ala pediátrica, renovação de pijamas para os pacientes, instalação de televisores, poltronas e biombos para os quartos, cadeiras de rodas, UTI móvel, e carrinhos para bebês.

Bastante prestigiada, a solenidade de inauguração da nova sede teve como mestre de cerimônia o jornalista Mario Motta. Estiveram presentes o reitor Álvaro Prata, o vice-reitor Carlos Alberto Justo da Silva, o inspetor da Receita Federal Mario Reifegerste, o diretor em exercício do HU Felipe Felício, a hematologista do HU Vera Lúcia Paes Cavalcanti Ferreira, grande parte do voluntariado da entidade, além de servidores docentes e técnicos.

Como conquista do serviço voluntário de várias pessoas e da sensibilização de toda a comunidade para a causa, a inauguração não pôde deixar de incluir a presença de representantes espirituais. Um padre, Cássio Roberto Petekov; um pastor, Francisco Ferreira Lopes e uma representante de grupo espírita, Salete Wildman foram convidados e, com citações bíblicas e mensagens espirituais, emocionaram a plateia e abençoaram o edifício
Outras informações são obtidas pelo telefone da AAHU, 3721-8042, ou www.amigosdohu.org.br .

Por Mara Paiva/ Jornalista na Agecom

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img