20.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Segunda com programação repleta de novidades no FAM

spot_img

Segunda com programação repleta de novidades no FAM

spot_imgspot_img

Nesta segunda o filme convidado da Mostra de Longas é a comédia Los Muertos Van Deprisa, de Ángel De La Cruz, uma produção de 2008 da região da Galícia, na Espanha. A presença deste filme é uma homenagem do FAM ao acordo bilateral Brasil-Galícia que fomenta a co-produção e exibição de novas produções. A Galícia tem tradição de investimentos na área audiovisual.

O filme conta a história de Irene, uma caminhoneira que chega a uma vila pesqueira para adquirir mariscos. Seu caminhão bloqueia uma ponte, impedindo a passagem para o cemitério, no dia em que a população quer enterrar um velho marinheiro. O evento faz com que o cortejo e o corpo do falecido retornem à casa, onde voltará a ser velado indefinidamente. O longa foi vencedor de vários prêmios Mestre Mateo 2009 (prêmio anual da Academia Galega do Audiovisual), incluindo melhor filme.

A Mostra Cordobesa entra em cartaz às 10h30, no Centro Sócio-Econômico – CSE. Serão apresentados três filmes de curta e média-metragem, La vuelta de bici, de Federico Caram, Florida, de Mariano Luque e No todos los trenes van al mar, de Natalia Cárdenas.

Outra atração do dia é a Mostra Art.mov, às 14h15 no auditório da Reitoria, que traz uma seleção de filmes produzidos via celular – do Festival Vivo Art.mov -, um formato diferente de produção batizado de Microcinema, que será tema de palestra e oficina – uma chance de conhecer e exercitar este novo estilo de produção audiovisual.

O Extra-FAM exibe três documentários catarinenses nesta segunda. Começa às 15 horas, no DAC/Teatro da UFSC, com Farinhada, de Ademir Damasco, 52’, sobre a produção de um engenho de farinha movido a tração animal, que ainda funciona em Florianópolis, seguido de Uma tarrafa para Cascaes, de Francis Silvy, SC, 33’, que trata do sumiço de uma tarrafa que fazia parte do acervo do artista ilhéu Franklin Cascaes e a reconstituição da peça pelo museólogo Peninha. Às 16h30, no Centro Sócio-Econômico – CSE, é a vez do documentário Sem Palavras, de Kátia Klock, 52´, sobre as vivências dos descendentes de alemães e a perseguição ocorrida na época da Campanha de Nacionalização de Getúlio Vargas e da Segunda Guerra Mundial em Santa Catarina.

Outro filme do Extra-FAM é Uma Semana em Parajuru, de José Huerta, documentarista francês que vai participar da exibição, às 14h30, no Centro Sócio Econômico, na UFSC. Polêmico, o documentário trata das transformações ocorridas por investimentos de um grupo austríaco em uma aldeia de pescadores do Nordeste Brasileiro.

O segundo painel do Fórum Audiovisual Mercosul “Espaços dos festivais na difusão dos cinemas nacionais”, na Sala Azaléia, no Centro de Cultura e Eventos, às 15 horas, tem como convidados Francisco César Filho, presidente do Fórum dos Festivais Brasileiros, Inês Agresott, coordenadora do Festival Nacional de Curtas de Cusco – Fenaco, do Peru, mostra convidada do FAM, Júlia Silva, do Festival La Cinta Corta, de Córdoba, outra mostra convidada deste ano, e Javier Cappa, da área de Difusão de Festivais do Incaa, o instituto de cinema da Argentina.

Às 18 horas, no espaço da Feira Audiovisual, no Centro de Cultura e Eventos, será lançado o livro Prazer e Cinema – Luiz Carlos Lacerda, de Alfredo Sternheim. Um filme de Lacerda, Diário de Aquário, será exibido no Extra-FAM, às 15h30, no Centro de Comunicação e Expressão – CCE.

As mostra Infanto-Juvenil, Francesa, Portuguesa, Vídeos e Curtas continuam, com programação a partir das 10 da manhã.

Na reitoria, há uma exposição fotográfica sobre os 20 anos do curta “Manhã”, de Zeca Pires e Norberto Depizzolatti. Adaptado do poema Morte do Leiteiro, de Carlos Drummond de Andrade, o curta-metragem foi realizado em 1989 em Anitápolis (SC).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img