fique por dentro de floripa

- Meio ambiente - Seleção de Organização da Sociedade Civil para gestão do Camping do Rio Vermelho

03.07.2019

Seleção de Organização da Sociedade Civil para gestão do Camping do Rio Vermelho

03.07.2019
Seleção de Organização da Sociedade Civil para gestão do Camping do Rio Vermelho
Foto: Adrio Peixoto Centeno/IMA.

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulga Edital de Chamamento Público que tem por finalidade estabelecer Acordo de Cooperação com Organização da Sociedade Civil (OSC) para gestão e operação do Camping do Rio Vermelho – Centro de Lazer e Eventos no Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis, realizando atividades relacionadas ao planejamento, à coordenação e à execução das ações inerentes ao espaço. O período para apresentação de propostas segue de 02 de julho de 2019 a 12 de agosto de 2019.

O Acordo de Cooperação terá como objeto estabelecer parceria com OSC para gestão e operação do Camping do Rio Vermelho realizando, entre outras, as seguintes atividades:

a) Planejar e Gerenciar as atividades do Camping

b) Realizar atendimento de usuários

c) Realizar limpeza e manutenção das estruturas físicas da área

d) Fazer a destinação adequada dos resíduos sólidos

e) Executar roçadas e manutenção da vegetação da área

f) Garantir a segurança dos usuários e do patrimônio

g) Oferecer atividades de educação e interpretação ambiental

h) Oferecer serviços e atividades de turismo ecológico e uso público

i) Administrar estacionamento na área

j) Garantir o planejamento, a coordenação e a execução das atividades inerentes ao objeto do Edital, ou seja: gestão e operação do Camping do Rio Vermelho – Centro de Lazer e Eventos no Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis/SC

Todas as atividades propostas pela OSC deverão ser aprovadas pelo IMA no Plano de Trabalho do Acordo de Cooperação, conforme descrito no Edital. O Acordo de Cooperação com o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina para a consecução de finalidade de interesse público e recíproco não envolve a transferência de recursos financeiros do IMA.

O prazo de vigência do Acordo de Cooperação será de três anos, prorrogáveis, a partir da data de sua assinatura.

O PARQUE ESTADUAL DO RIO VERMELHO

O Parque Estadual do Rio Vermelho situa-se no nordeste da Ilha de Santa Catarina, entre a praia do Moçambique (12,5 km de extensão), à leste, e a Lagoa da Conceição, à oeste, no município de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. O Parque é uma Unidade de Conservação de proteção integral, criado pelo Decreto nº 308 de 24 de maio de 2007, classificado em uma categoria em que é proibido o uso direto dos recursos naturais, sendo, no entanto, permitida a visitação pública para a recreação em contato com a natureza, o turismo ecológico e a realização de pesquisas científicas e atividades de educação ambiental.

Ocupa uma área de 1.532 hectares e visa conservar amostras de Floresta Ombrófila Densa (Floresta Atlântica), das Formações Pioneiras (Vegetação de Restinga) e da fauna associada ao domínio da Mata Atlântica, manter o equilíbrio do complexo hídrico da região, além de propiciar ações ordenadas de recuperação de seus ecossistemas alterados e proporcionar a realização de pesquisas científicas e a visitação pública.

O CAMPING

O Camping do Rio Vermelho está localizado na Rodovia João Gualberto Soares s/n, distante aproximadamente três quilômetros da Barra da Lagoa, possui capacidade para atender aproximadamente 1.500 pessoas acomodadas em cerca de 700 barracas, trailers emotorhomes, possui área total de aproximadamente 67 mil m², constituída de área para acampamento (aprox. 41 mil m²), banheiros, quiosques, cozinha comunitária, campo de futebol, playground, salão de jogos, estacionamento, restaurante e cozinha, edificações para uso administrativo (recepção, escritórios, almoxarifado, garagem, cozinhas, alojamento) e trilha de acesso à praia do Moçambique (500 m).

O Camping recebe hóspedes do próprio município que buscam uma maior interação com a natureza durante o verão, turistas de outros municípios de Santa Catarina, de outros estados do país e também do exterior, em especial de países latino-americanos. Durante as temporadas de verão (dezembro a março) se hospedam no camping uma média de 2.400 pessoas, além de visitantes que desfrutam da estrutura da área para passar o dia (day use) e turistas que estacionam seus veículos no estacionamento do Camping e acessam a praia do Moçambique pela trilha.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

IMA entrega Prêmio Fritz Müller neste terça-feira em Florianópolis

10.12.2019

IMA entrega Prêmio Fritz Müller neste terça-feira em Florianópolis

Balneabilidade mantém o índice de 80% de pontos próprios em Santa Catarina

02.12.2019

Balneabilidade mantém o índice de 80% de pontos próprios em Santa Catarina

Maricultores de Florianópolis conquistam certificação que permite exportação da produção para todo o Brasil

29.11.2019

Maricultores de Florianópolis conquistam certificação que permite exportação da produção para todo o Brasil

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.