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terça-feira, abril 23, 2024
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Selecionados os trabalhos que serão apresentados no Congresso de Educação Básica, em Florianópolis

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Selecionados os trabalhos que serão apresentados no Congresso de Educação Básica, em Florianópolis

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Foram selecionados os trabalhos que irão ser apresentados na quinta edição do Congresso de Educação Básica, promovido pela Secretaria de Educação de Florianópolis. O evento ocorrerá nos dias 3 e 4 de fevereiro, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. O tema desta edição é “Indissociabilidade na educação básica: especificidades, desafios e possibilidades nas práticas pedagógicas.” As informações são da Secretaria de Comunicação do Executivo Municipal. 

Os trabalhos foram divididos em duas modalidades: “Comunicação Oral e Pesquisa” e “Relato de Experiência”. A primeira compreende os trabalhos em nível de mestrado e doutorado, e tanto pesquisadores que atuam na rede municipal de ensino quanto pesquisadores externos poderão participar.

Já a segunda categoria é destinada aos trabalhos pedagógicos realizados individual ou coletivamente por servidores da rede municipal. As apresentações devem se encaixar em um dos seguintes temas: Política e gestão da educação básica, Currículo e práticas pedagógicas.

Estará em debate no congresso a reorganização de um currículo integrado para todas as etapas e modalidades de ensino. Serão discutidas propostas pedagógicas que coloquem isso em prática sem afetar a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, adolescentes e adultos.

O objetivo do congresso é promover a reflexão dos processos que qualificam a práxis educativa, visando a excelência da prática pedagógica no cotidiano escolar e a integração entre as diferentes etapas e modalidades de ensino que compõem a Educação Básica, no município de Florianópolis.

Procura também fomentar o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais da educação por meio de conferências, palestras, relatos de experiência e pesquisas na temática proposta, destacando as qualidades política e técnica, interculturalidade, constituição do sujeito docente, qualificação das práticas pedagógicas, gestão democrática e participativa, transversalidade no currículo, educação integral e inclusão, atitude e ética na educação.

Selecionados

Modalidade “Comunicação Oral de Pesquisa”

Eixo: Política e gestão da educação básica

Adriana de Souza Broering – Arquitetura, espaços, tempos e materiais: a educação infantil na rede municipal de ensino de Florianópolis (1976 –2012).

Eixo: Currículo

a) Anderson Carlos santos de abreu – concepções de professores da rede municipal de ensino de florianópolis: educação de jovens e adultos e conhecimento (escolar)

b) Maurícia Santos de Holanda Bezerra – o espaço na educação infantil: a constituição do lugar da criança como indicador de qualidade

Eixo: Práticas pedagógicas e docência

a) Cristiane de Castro Ramos Abud – Gramáticas da aids: o affective turn nos livros didáticos de ciências do 6º ao 9º ano de escolas municipais de Florianópolis (2000 a 2011)

b) Tatiane Rousseau Machado – Docência e suas práticas a partir da inserção dos computadores móveis do projeto uca na grande Florianópolis: três realidades, um estudo.

Modalidade “Relato de Experiências”

Eixo: Política e gestão da educação básica

a) Cícero J. M. de Farias, Fábio S. Marchiori, José Pedro Simas Filho, Mariana Brasil Ramos,
Simone dos Santos Ribeiro – OBEDUFSC ciências: parcerias universidade-escola
Apresentador: José Pedro Simas Filho

b) Andreia Maria do Carmo, Joice Jacques da Costa Pereira, Marlise Oestreich – A participação das famílias como parâmetro de qualidade na educação infantil
Apresentadora: Andreia Maria do Carmo

c) Marizilda Alves Gonçalves Araújo, Rosângela Kittel – Gestão escolar compartilhada: entre desafios, desistências e muita persistência
Apresentadora: Marizilda Alves Gonçalves Araújo

d) Alessandra Aguiar, Melissa Weber de Oliveira – O desafio da gestão democrática na educação infantil: projeto político pedagógico e indicadores de qualidade
Apresentadora: Melissa Weber de Oliveira

Eixo: Currículo

a)Deisi Cord, Rosane Maria Kreuch – O uso de tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC) em uma turma de I segmento da EJA: construção de saberes, afirmação de identidades
Apresentadora: Deisi Cord

b) Bruno Zilioto, Cristiano Carli, Elika da Silva, Patrícia Arcoverde, Ricardo Pinho, Rochele Yaucher, Rose Pinheiro Aguiar e Silva, Tiago Lima – As regiões brasileiras: um projeto musical interdisciplinar
Apresentadora: Rose Pinheiro Aguiar e Silva

c) Daieli Althaus, Lurdes Regina Borges Lima Machado, Rosângela Kittel – O atendimento educacional especializado, na perspectiva da educação inclusiva, em uma escola com educação integral
Apresentadora: Rosângela Kittel

d) Elaine Cristina Pereira Lima, Nataliê Andiara Be Cardoso – A organização do planejamento das professoras auxiliares na Creche Poeta Cruz e Sousa
Apresentadora: Nataliê Andiara Be Cardoso

Eixo: Práticas pedagógicas e docência

e) Ana Lúcia Machado, Greyce Bressan Rocha – O fantástico da turma 41.
Apresentadora: Ana Lúcia Machado

f) Dirciane Schimith Dalagnol, Sandra Dias da Luz – Webcurrículo e ensino de ciências.
Apresentadora: Sandra Dias da Luz

g) Rosângela Martins dos Santos – Diver(tir)sidade: inclusão na educação infantil de 0 a 3.
Apresentadora: Rosângela Martins dos Santos

h) Elisangela Aparecida Carvalho, Maria Elisete da Silva, Rosenei Ferreira de Lima – Conhecer para preservar.
Apresentadora: Maria Elisete da Silva 

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