17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Semana da Liderança Comunitária articula desenvolvimento coletivo

spot_img

Semana da Liderança Comunitária articula desenvolvimento coletivo

spot_imgspot_img

 

Ação antecipa o Programa de Desenvolvimento de Líderes Sociais que pretende impactar a Grande Florianópolis com orientações comunitárias. 

Termina neste sábado, (15) a Semana da Liderança Comunitária realizada pelo ativista Jorge João de Sousa.  A iniciativa, inédita, tem como objetivo fortalecer e ampliar a Rede de Solidariedade que já existe na região da Grande Florianópolis, conectando e criando ambiente para novos integrantes. A intenção é incubar ou potencializar iniciativas de inovação social no desenvolvimento comunitário e gerar oportunidades na superação da crise estabelecida pela pandemia. 

Segundo o idealizador, esse é um processo de cocriação. “Inicialmente, estamos trabalhando para ampliar a rede de pessoas que possam contribuir para o projeto. A ideia do processo colaborativo é despertar a curiosidade pelo ineditismo da iniciativa, convertendo a vontade de fazer acontecer em ações reais, que muitas pessoas têm e não sabem como ou por onde começar”, afirma Jorge. 

A intensificação das articulações nos últimos dias da Semana, nas redes sociais,  por meio de vídeos e posts no Instagram, é para realizar um mapeamento de líderes e interessados para ampliar o alcance de novos integrantes que possam compor uma coordenação conjunta. Os conteúdos selecionados e gerados sobre o tema, irão integrar as forças de redes de influência, empresas e instituições envolvidas, além dos cidadãos  que participarão do movimento.

A jornada de capacitação e vivências abordará temas como: Governança e Desenvolvimento Comunitário; Liderança em tempos de crise; Terapia Comunitária Integrativa;  Mediação de Conflitos – CNV; métodos pacíficos de resolução de conflitos; Práticas e Vivências Terapêuticas no processo de Autoconhecimento. 

A abertura da Semana aconteceu de forma online por meio de divulgação em redes sociais, no dia 5 de maio, Dia Nacional da Liderança Comunitária, gancho para a ação. O foco de atuação inicial é a região Metropolitana de Florianópolis, iniciando pela Capital, e seguindo para São José e Palhoça. 

“Acredito que precisamos ser mais ousados e mais cooperativos nessa fase de crise. Superar a letargia que se intensificou com a pandemia e a crise geral que vivemos. A superação dessa fase torna imprescindível o Pensar e Agir Coletivamente”, conclui Jorge.

Ao final da Semana, será elaborado um documento com impressões, balanço e encaminhamentos para iniciar o Programa de Desenvolvimento de Lideranças Comunitárias de impacto no território.

Jorge João de Sousa: Natural de Florianópolis, trabalha em prol da comunidade há cerca de 18 anos, é Geógrafo formado pela UFSC e atua em ações de meio ambiente, juventude e desenvolvimento comunitário da cidade.

Serviço:

O quê: Semana da Liderança Comunitária;

Quando: De 5 a 15 de maio;

Contato: @jorgejoaofloripa 

 (48) – 98409 1615

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img