20.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC começa hoje em Florianópolis

spot_img

Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC começa hoje em Florianópolis

spot_imgspot_img

A 11ª edição da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (Sepex/UFSC) começa nesta quarta, 21, e segue até sábado, 24, no campus Trindade, em Florianópolis. O tema deste ano é “Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza”.

A novidade desta edição é o espaço físico: as atividades acontecem no Centro de Cultura e Eventos, no Centro de Convivência e nas tendas integradas. Além disso, o hall do Centro de Ciências da Saúde (CCS), do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), do Centro Sócio-Econômico (CSE) e do Centro Tecnológico (CTC) receberão atividades relacionadas ao evento.

A Sepex é o maior evento de divulgação científica de Santa Catarina. O visitante poderá circular e aprender nos 165 estandes interativos das áreas de comunicação, cultura, meio ambiente, institucional, saúde, trabalho, direitos humanos, economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza, tecnologia e educação.

Outra oportunidade de conhecer a produção científica será nos cerca de 200 minicursos sobre temas tão diversos quanto games na educação, arqueologia, moda, bike anjos e oficinas de culinária.

Eventos paralelos

Na programação paralela, um dos destaques é a Geodésia Sepex 2012, uma estrutura com capacidade para 40 pessoas construída em bambu no pátio do Restaurante Universitário. No espaço, serão oferecidas oficinas como reciclagem com pneus, palestras, teatro, rituais indígenas, dança de tecidos e Yoga.

Outro evento paralelo é a I Jornada Latino-Americana de Direito e Meio Ambiente, organizada pelo Grupo de Direito Ambiental na Sociedade de Risco (GPDA). O objetivo é promover o debate científico dos principais desafios e perspectivas para a proteção e uso sustentável da biodiversidade, especialmente de biomas paradigmas como os existentes no Brasil e na Costa Rica.

Na quinta-feira, 22, às 18h, será realizada a Oração Ecumênica pelo Planeta, que tem por objetivo afirmar o compromisso ético intergeracional na construção de um mundo melhor e mais sustentável. A celebração será no Templo Ecumênico da UFSC, às 18h, e será conduzida pelo Frei Luiz Antonio Frigo e pelo professor Daniel José da Silva.

A programação da SEPEX conta ainda com nove palestras, três delas integradas à Semana da Agronomia. Outros temas de palestras são qualidade de vida na maturidade, lixo eletrônico e a bacia do Rio Araranguá e o meio ambiente, com lançamento do vídeo “O Grito do Rio Araranguá”.

As atividades são todas gratuitas e abertas à comunidade.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img