17.2 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Seminário em Florianópolis nesta quinta-feira trata da inclusão de pessoas com deficiência em Santa Catarina

spot_img

Seminário em Florianópolis nesta quinta-feira trata da inclusão de pessoas com deficiência em Santa Catarina

spot_imgspot_img

Oferecer minicursos, debates e troca de experiência entre os profissionais da rede de formação tecnológica e educação inclusiva do Estado de Santa Catarina são os principais objetivos do seminário “Qualificação Profissional para Pessoa com Deficiência”, que será realizado nesta quinta-feira, 16, das 8h30min às 18h, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.

O evento é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR) em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Santa Catarina e a Fundação Catarinense de Educação Especial.

A palestra de abertura do evento sobre o Plano Nacional de Atenção à Pessoa com Deficiência, a partir das 9h, terá como expositora Ana Luísa Coelho, chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD) da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH).

Ainda pela manhã, a partir das 10h, a presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia Seção Santa Catarina (ABPpSC), Maria Alice Moreira Bampi, fará palestra sobre a aplicação da psicopedagogia na inclusão de pessoas com deficiência. Após a palestra, haverá debate com participação do público presente e a mediação do gestor estadual do plano, Marcondes Marchetti.

No período da tarde, representantes dos institutos federais e do Sistema S (Senai, Senac, Sest/Senat e Senar) apresentarão casos de sucesso sobre a inclusão de pessoas com deficiência em unidades de educação profissional.

Seminário de Qualificação Profissional para a Pessoa com Deficiência
Local: Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina
Mais informações: (48) 9844-1992
Programação
8h30 – Credenciamento
9h – Abertura
Palestra de abertura: Plano Viver sem Limite – Pronatec
Expositora: Ana Luísa Coelho, Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD) – Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH)
10h – Palestra sobre Psicopedagogia no campo da Pessoa com Deficiência
Expositora: Maria Alice Moreira Bampi, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia Seção Santa Catarina (ABPpSC)
11h às 12h30 – Minicurso: Tipificação das deficiências (Visual, Física, Auditiva, Mental/Intelectual, Múltipla) e suas políticas públicas
Ministrantes: técnicos da Fundação Catarinense de Educação Especial
12h30 – Almoço
14h – Apresentação das experiências de inclusão da Rede Ofertante do Plano Nacional de Atenção à Pessoa com Deficiência.
Expositores: técnicos do Senai, IFC e FCEE.
16h – Coffee break
16h30 – Apresentação das experiências de inclusão da Rede Ofertante.
Expositores: Senac, Sest/Senat, Senar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img