16.5 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Seminário estadual sobre áreas aquícolas marinhas abre a programação da Fenaostra nesta quarta-feira

spot_img

Seminário estadual sobre áreas aquícolas marinhas abre a programação da Fenaostra nesta quarta-feira

spot_imgspot_img

A 15ª Fenaostra, que começa nesta quarta-feira, 8, em Florianópolis, irá reunir produtores de ostras de Santa Catarina no Seminário Estadual sobre a Ocupação Ordenada das Áreas Aquícolas Marinhas. As inscrições são gratuitas e serão feitas no local, no centro de eventos Centrosul, no dia 8, a partir das 10h.

Promovido pelo Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), o seminário será realizado no dia 8 de outubro, abrindo a 15ª edição da feira.

Palestras

Compondo a mesa na abertura do seminário, estará o prefeito Cesar Souza Jr., o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, o superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura em Santa Catarina, Horst Doering, o capitão de corveta da Capitania dos Portos, Ronaldo Luiz Vichiett, o presidente da Epagri, Luiz Ademir Hessmann, o superintendente do IGEOF, Everson Mendes, o gerente do Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca da EPAGRI, Fabiano Muller Silva, e o produtor de moluscos do Ribeirão da Ilha David Freitas Carriconde.

A primeira palestra do dia tem como tema a Indicação Geográfica – Metodologia de Implantação da IG junto a Reserva Extrativista Marinha de Pirajubaé, que será proferida por James Arruda Salomé do Sebrae. Em seguida, Felipe Matarazzo Suplicy, pesquisador do Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca da EPAGRI, irá proferir palestra sobre o histórico do processo de regularização da maricultura em Santa Catarina.

As Diretrizes para ocupação e uso das áreas aquícolas marinhas serão abordadas na palestra do pesquisador da EPAGRI André Tortato Neves, enquanto o representante da FATMA, David Vieira da Rosa Fernandes, falará sobre as condicionantes do Licenciamento Ambiental de Áreas Aquicolas Marinhas.

O doutor em Aquicultura pela University of Tasmania (Australia), Felipe Matarazzo Suplicy, retorna para falar a respeito de Ações Estratégicas em Execução para Auxiliar o Processo de Ordenamento. Para finalizar a rodada de palestras, o superintendente de Santa Catarina do Ministério da Pesca e Aquicultura, Horst Doering, irá proferir a palestra Pendências para a Conclusão do Processo de Regularização. Em seguida, haverá abertura para perguntas e respostas aos palestrantes.

Programação completa

Quarta-feira

11:00 – 11:30 – Abertura do evento

11:30 – 12:00 – Indicação Geográfica – Metodologia de implantação da IG junto a Reserva Extrativista Marinha de Pirajubaé.
Palestrante: James Arruda Salomé / SEBRAE
12:00 – 14:00 – Almoço
14:00 – 14:50 – Histórico do processo de regularização da maricultura em Santa Catarina
Palestrante: Felipe M. Suplicy, CEDAP/Epagri
14:50 – 15:30 – Diretrizes para ocupação e uso das áreas aquícolas marinhas
Palestrante: André T. Novaes CEDAP/Epagri
15:30 – 15:50 – Intervalo
15:50 – 16:20 – Condicionantes do licenciamento ambiental de áreas aquícolas marinhas
Palestrante: David Vieira da Rosa Fernandes, FATMA
16:20 – 16:50 – Ações estratégicas em execução para auxiliar o processo de ordenamento
Palestrante: Felipe M. Suplicy, CEDAP/Epagri
16:50 – 17:10 – Pendências para a conclusão do processo de regularização
Palestrante: Representante do MPA
17:10 – 18:00 – Painel de perguntas: Ocupação ordenada das áreas aquícolas marinhas

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img