23.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Seminário sobre gestão compartilhada de praias acontece em Jurerê Internacional

spot_img

Seminário sobre gestão compartilhada de praias acontece em Jurerê Internacional

spot_imgspot_img

Poder público, ambientalistas e empresários renomados, como Oskar Metsavaht, Péricles Druck , Duda Tedesco, Nina Braga, José Archer (de Portugal), Finn Thonsem (Dinamarca), entre outros, estarão reunidos de 29 de novembro à 1 de dezembro no Il Campanario Villaggio Resort, em Florianópolis,no I Seminário Nacional sobre Gestão Compartilhada de Praias. Na ocasião também será entregue à praia de Jurerê Internacional a certificação Bandeira Azul, tornando-se assim a primeira praia da América do Sul a receber o selo ecológico.

O I Seminário Nacional de Gestão Compartilhada de Praias (I GESCOM Praias) acontecerá em Florianópolis (SC), na praia de Jurerê Internacional, nos dias 29 e 30 de novembro e 1° de dezembro de 2009. O I GESCOM Praias terá no seu cronograma assuntos sobre educação ambiental, conservação e infra-estrutura das praias, além da orientação nos direitos e deveres de autoridades nacionais e das empresas, tendo a presença de palestrantes com vasta experiência na área.

O Seminário conta com o apoio de diversos órgãos e instituições ligados a área de preservação ambiental como o Instituto e, Instituto Ambiental Ratones (Bandeira Azul), a ANAMMA, entre outros parceiros. Durante o evento será entregue à Prefeitura Municipal a certificação Bandeira Azul. Florianópolis recebe a certificação para a praia de Jurerê Internacional, primeira a ser entregue no Brasil e na América do Sul.

A entrega da certificação acontecerá no primeiro dia do I GESCOM Praias, contando com a presença de autoridades governamentais, empresários, instituições brasileiras e o Presidente do Bandeira Azul internacional.

Bandeira Azul:

Jurerê Internacional é a primeira praia da América do Sul a receber o selo socioambietal Bandeira Azul, que é uma certificação internacional amplamente reconhecida e atribuída a praias e marinas que cumprem um conjunto de requisitos de qualidade de água e balneabilidade, segurança, bem-estar, infra-estruturas de apoio e ações de educação e informação ambiental. É um símbolo de garantia de qualidade que a praia está prestes a receber.
No dia 29 de novembro, a Bandeira será entregue oficialmente ao Prefeito Municipal, Dário Elias Berger, e será hasteada na praia de Jurerê Internacional no dia 01 de dezembro, em comemoração ao início do verão. De acordo com Marinez Scherer, do Instituto Ambiental Ratones (IAR) – que é o operador nacional responsável pela implantação da certificação no país, a “Habitasul , atuou como um dos grandes atores para que a praia alcançasse o selo, já que promove melhorias na região e é responsável pela implantação de ações indispensáveis para a aquisição do selo”.
A Bandeira Azul é concedida às praias anualmente, ou seja, mesmo depois de conquistar o selo pela primeira vez, a praia é frequentemente fiscalizada e passa novamente por juri nacional e internacional, que avaliam o mérito de manter a Bandeira na praia para o próximo ano.

Os critérios para alcançar a certificação somam 29, divididos em quatro grupos. O primeiro deles é Educação e Informação Ambiental, que trata sobre disponibilizar informações a respeito da balneabilidade, ecossistemas costeiros, sobre o próprio Programa Bandeira Azul, leis e códigos de conduta na praia e atividades de educação ambiental. O segundo grupo corresponde a Qualidade da Água e trata sobre o cumprimento das leis e normas de qualidade da água de banho. O terceiro é sobre Gestão Ambiental e traz requisitos relacionados ao gerenciamento costeiro para realização de auditoria ambiental na praia, limpeza da orla, instalações sanitárias e disponibilidade de meios de transporte sustentáveis. Por fim, o último grupo refere-se a Segurança e Serviços e trata sobre a disponibilidade de salva-vidas, equipamento de primei r os-socorros, acesso seguro à praia, mapas, rampas para portadores de necessidades especiais e água potável disponível para todos.

O Programa Bandeira Azul iniciou na França em 1985 e vem sendo implementado em toda a Europa desde 1987. No Brasil, a implementação ocorre desde 2006 através do Instituto Ambiental Ratones, em Florianópolis, SC. Atualmente , o Bandeira Azul é adotado por 38 países, com adaptações em cada local de acordo com a legislação vigente. Cerca de 3.200 praias e 600 marinas do mundo todo possuem a certificação.


Serviço:

Evento: I GESCOM Praias (www.gescompraias.com.br)
Local: Hotel Il Campanario Villaggio Resort – Florianópolis – SC
Data: 29 e 30 de Novembro e 1° de Dezembro de 2009
Informações, inscrições e programação completa:
http://www.gescompraias.com.br/costa-brasileira/informacoes/
+ 55 (021) 76152098 – +55 (048) 88019127
Reservas, passagens aéreas e transfer:
Telefone: +55 (21) 3264 9876
E-mail: inglobe@inglobeviagens.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img