A ampliação da rede cineclubista em direção às escolas é uma das questões em pauta no 2° Seminário Cineclubismo, Cinema e Educação, que ocorre nesta segunda-feira, 9, a partir das 14h, na Fundação Cultural da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), no Centro da Capital. O evento integra a programação oficial da 11ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. A entrada é gratuita.
Já funcionam cineclubes nas escolas, principalmente via Ministério da Educação por meio dos projetos Mais Educação e Escola Aberta, mas não há uma estatística sobre o número de salas existentes e nem em quais regiões elas funcionam.
Uma das ideias que serão debatidas no seminário é que o censo anual feito pelas secretarias de estaduais e municipais de educação inclua um levantamento sobre o número de cineclubes nas escolas.
Participarão do seminário o presidente da Cinemateca Catarinense, Reno Caramori, do doutorando em história com estudos sobre Cinemateca, Fausto Correia Júnior, do presidente da Federação Catarinense de Cineclubes, Vicente Pozzobon. A mediação será do cineasta e coordenador audiovisual da mostra, Chico Faganello.
A Fundação Cultural Badesc fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro.
Foto: Henrique Pereira