22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Seminário Estadual de Cineclubismo propõe um cineclube em cada escola brasileira

spot_img

Seminário Estadual de Cineclubismo propõe um cineclube em cada escola brasileira

spot_imgspot_img

Em cada escola brasileira, um cineclube. Esta é a proposta do Seminário Estadual de Cineclubismo, Cinema e Educação, que ocorre nesta terça, das 8 às 17 horas no Hotel Majestic, e faz parte da programação da 10ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. O evento é indicado principalmente a educadores, cineclubistas, gestores culturais, produtores de cinema, estudantes.

Segundo Gizely Cesconetto, da comissão organizadora, este é o primeiro seminário estadual realizado no Brasil. Serão organizados encontros em outros Estados, até culminar com o Seminário Nacional, agendado para junho de 2012. Entre os convidados para o encontro de Florianópolis, os educadores Felipe Macedo, Adriana Fresquet e Monica Fantin, que lançam livros sobre Cinema e Educação, às 17h30, no Hotel Majestic. Completa a mesa de debate, mais uma educadora, Gilka Girardello.

O Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC), um dos co-organizadores do seminário, propõe uma concepção democrática para as salas de cinema nas escolas, com um programa de formação de cineclubistas em narrativa cinematográfica e relações com educação e proposição de parcerias com os ministérios de Educação e Cultura e secretarias estaduais e municipais de educação.

O seminário vai discutir o uso do audiovisual como recurso pedagógico, o ensino do cinema como instrumento de expressão do aluno e da comunidade, a preparação dos professores no uso do audiovisual como recurso pedagógico, o cineclube como instituição de auto-formação do público e como elemento de integração entre a escola e a comunidade. O encontro vai apresentar relatos de experiências com cinemas em escolas, mesa redonda, e um depoimento gravado da professora Marialva Monteiro, do Cineduc, uma entidade de cinema e educação sem fins lucrativos.

O evento terá também a participação de Fabiano Teixeira do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de Santa Catarina, de Joceli de Souza, presidente da Fundação Catarinense de Cultura, de Roseli Maria da Silva Pereira, superintendente adjunta da Fundação Franklin Cascaes, de Luiz Alberto Cassol, presidente do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC), e Luiza Lins, diretora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

O quê: Seminário Estadual de Cineclubismo, Cinema e Educação

Quando: dia 5 de julho, terça-feira, das 8 às 17h

Onde: Hotel Majestic. Avenida Beira-mar, 2.746, Centro, Florianópolis.

Quanto: gratuito

LANÇAMENTO DE LIVROS, às 17h30

Crianças, Cinema e Educação: além do arco-íris, Monica Fantin, Editora Annablume, 2011.

Cinema e Educação: uma relação sob as hipóteses de alteridade, org. Adriana Mabel Fresquet, dois volumes, 2011.

Cineclube, Cinema e Educação, org. Felipe Macedo e Giovanni Alves, Ed Práxis, 2010.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img