Servidores municipais das áreas da Educação e da Saúde realizam nesta terça-feira, 6, uma paralisação dos serviços nas escolas públicas e nos postos de saúde de Florianópolis. A maioria deles, cerca de 150, está concentrada nas escadarias da Catedral Metropolitana, no Centro da cidade. As informações são da rádio CBN/Diário.
Segundo a direção do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Sintrasem), uma comissão dos trabalhadores fará ainda durante a manhã uma reunião com representantes da Prefeitura para discutir a situação.
À tarde, a partir das 15h, uma assembléia geral da categoria decidirá o futuro da paralisação e a possibilidade de greve, a depender do resultado da reunião do turno da manhã com o Executivo.
Não existe relatório oficial do Sintrasem sobre a adesão ao movimento, mas a Policlínica Municipal, no Centro, está aberta e funcionando.
As principais reivindicações dos trabalhadores são o cumprimento efetivo da Lei do Piso do Magistério (R$ 1.451 para o Ensino Médio, com 40 horas semanais) e a implantação de um novo plano de carreira para os trabalhadores do civil. Outras reivindicações são: concurso público, melhorias no salário e na alimentação, e a revogação da Lei do Fundo de Previdência.