27.9 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

Sesc promove Festival de Desporto Adaptado nesta sexta-feira em Florianópolis

spot_img

Sesc promove Festival de Desporto Adaptado nesta sexta-feira em Florianópolis

spot_imgspot_img

A unidade Sesc Praianha, no Centro de Florianópolis, promove nesta sexta-feira, 14, e no sábado, 15, a partir das 10h, a ParaCopa Sesc – Festival de Desporto Adaptado, evento que oportuniza a prática de esporte para atletas com deficiência e sensibiliza a comunidade para o tema inclusão, por meio de palestras, oficinas, torneios e festivais de esportes adaptados.

O objetivo é popularizar a prática de atividades esportivas para pessoas com deficiência (PcD) e reunir atletas e entidades que desenvolvem atividades de inclusão para assistir, participar e vivenciar as atividades esportivas oferecidas.

Integram a programação Jogos de handebol em cadeira de rodas, basquete em cadeira de rodas, atletismo, natação, torneio de goalball (jogo praticado por atletas que possuem deficiência visual, cujo objetivo é arremessar uma bola com as mãos no gol do adversário) e bocha.

Oficinas de integração, oficinas de expressão corporal e judô adaptado, entre outras, também estão na programação. Haverá ainda palestra com o professor Paulo Henrique Verardi, mestre em educação especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e que atualmente faz parte da equipe de programação do Sesc em São Paulo.

Em 2014 o projeto ParaCopa reuniu mais de 500 atletas de entidades de várias regiões do Estado, que desenvolvem trabalhos com o público PcD, para assistir e participar da programação. Além disso, deixou como legado o estímulo e o fomento à oferta de atividades sistemáticas de esporte adaptado nas Unidades do Sesc.

Programação

Sexta-feira, 14

10h – Abertura Oficial da ParaCopa Sesc, apresentações da banda da Fundação Catarinense de Educação Especial e Feira da Inclusão: Apresentações culturais e demonstração de equipamentos de inclusão – Local: Sesc  em Florianópolis (Prainha), Ginásio Charles Edgar Moritz.

11h às 11h30 – Oficina de Expressão Corporal – Local: Sesc  em Florianópolis (Prainha), Ginásio Charles Edgar Moritz.

11h30 às 12h – Oficina de Judô Adaptado – Local: Sesc  em Florianópolis (Prainha), Ginásio Charles Edgar Moritz.

14h às 16h30 – Festival de Atletismo e Natação – Local: Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

16h – Partida de demonstração de Basquete em Cadeira de Rodas – Local: Sesc  em Florianópolis (Prainha), Ginásio Charles Edgar Moritz.

17h – Partida de demonstração de Handebol em Cadeira de Rodas – Local: Sesc  em Florianópolis (Prainha), Ginásio Charles Edgar Moritz.

19h – Papo Aberto: Superando Desafios – Conversa com paratletas com intenção de levantar questões sobre a inclusão junto a comunidade em geral e mediado por Edsoul – Local: Teatro Sesc Prainha.

Sábado, 15

9h – Torneio de GoalBall – Sesc em Florianópolis (Prainha), Ginásio Charles Moritz. Apoio: Acesa.

9h30 – Torneio de Bocha Paralímpica de pares e equipes. Local: Ginásio FCEE, São José/SC. Apoio: FCEE.

Palestra 1 – Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida: Diversidade, Convivência e Inclusão – Ms. Paulo Henrique Verardi – Sesc/SP – Sesc em Florianópolis (Prainha).

Palestra 2 – Esportes Paralímpicos: Conceitos, possibilidades, elaboração e desenvolvimento de programas de esportes adaptados – Ms. Paulo Henrique Verardi – Sesc/SP – Sesc em Florianópolis (Prainha).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img