24.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Sessão Brasil exibe “desbiografia” de Manoel de Barros na Fundação Cultural Badesc

spot_img

Sessão Brasil exibe “desbiografia” de Manoel de Barros na Fundação Cultural Badesc

spot_imgspot_img

O cinema brasileiro está novamente em cartaz este mês na Fundação Cultural Badesc com a exibição de Só Dez Por Cento É Mentira, A Desbiografia Oficial de Manoel de Barros, de Pedro Cezar, na estreia da Sessão Brasil. O documentário é um mergulho na biografia inventada e nos versos fantásticos do poeta sulmatogrossense. A sessão ocorre na quinta-feira (18), às 19 horas.

O filme mistura ficção e realidade, poesia e depoimentos, representações gráficas e imagens do mundo do poeta Manoel de Barros. Aos 93 anos de idade, o personagem principal do longa-metragem tem 20 livros publicados e é considerado um dos poetas da língua portuguesa mais originais de todos os tempos.

Nascido em 1916 em Corumbá (MS), Manoel foi enviado aos 13 anos ao Rio de Janeiro para estudar em um internato religioso. Em 1949, voltou ao Pantanal para cuidar da fazenda que herdou do pai. O poeta viajou por muitos países do mundo e chegou a viver em Nova York, Paris, Itália e Portugal. Suas obras passaram a ser reconhecidas após o lançamento de Ar-ranjos para Assobio, publicado em 1980.

Pedro Cezar, o diretor e roteirista de Só Dez Por Cento É Mentira, A Desbiografia Oficial de Manoel de Barros, dirigiu também Fabio Fabuloso, sobre a vida do surfista. O filme sobre o poeta de Mato Grosso do Sul foi eleito como melhor documentário do 2º Festival Paulínia de Cinema e levou os prêmios de melhor direção e melhor documentário do 5º Fest Cine Goiânia, nas edições de 2009.

Jornalista, músico, escritor e cineasta, o carioca Pedro Cezar, criado em Pernambuco, é o narrador do longa. Recluso em Campo Grande (MS), Manoel de Barros – em raríssimo depoimento -, abre seu coração e o baú de memórias no filme para falar sobretudo de seu trabalho como poeta.

Mais informações sobre o filme: http://www.sodez.com.br/

O QUÊ: Sessão Brasil com exibição de Só Dez Por Cento É Mentira, A Desbiografia Oficial de Manoel de Barros, de Pedro Cezar.

QUANDO: Quinta-feira, 18 de março, às 19h. ONDE: Fundação Cultural Badesc.. Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro.

QUANTO: Entrada franca. Mais informações pelo telefone (48) 3224-8846.

FICHA TÉCNICA

Direção e Roteiro: Pedro Cezar
Produtora: Artezanato Eletrônico
Produção Executiva: Pedro Cezar, Kátia Adler e Marcio Paes
Direção de Fotografia: Stefan Hess
Montagem: Julio Adler e Pedro Cezar
Direção de Arte: Marcio Paes
Música: Marcos Kuzca.
Depoimentos: Manoel de Barros, Bianca Ramoneda, Joel Pizzini, Abílio de Barros, Palmiro, Viviane Mosé, Danilinho, Fausto Wolff, Stella Barros, Martha Barros, João de Barros, Elisa Lucinda, Adriana Falcão, Paulo Gianini, Jaime Leibovicht e Salim Ramos Hassan

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img