24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Sessão de autógrafos com Péricles Prade na 2ª Feira Catarinense do Livro

spot_img

Sessão de autógrafos com Péricles Prade na 2ª Feira Catarinense do Livro

spot_imgspot_img

O crítico de arte e escritor Péricles Prade, presidente do Conselho Estadual de Cultura, às 11h00 deste sábado (16/05), estará na 2ª Feira Catarinense do Livro, no Largo da Alfândega, para autografar seu mais recente trabalho literário, no estande da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).

Lançado em fevereiro deste ano, o livro “Bruxaria nos Desenhos de Franklin Cascaes” é um dos títulos com selo da FFC Publicações patrocinados pelo governo federal, por intermédio do Programa Monumenta – iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Ministério da Cultura, com recursos viabilizados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Concebida em 2008, no ensejo do Ano Comemorativo do Centenário de Nascimento de Franklin Cascaes (1908-1983) – professor, artista e incansável pesquisador da cultura popular de Florianópolis – a obra de 82 páginas analisa criticamente os trabalhos artísticos produzidos pelo folclorista, tendo as bruxas do imaginário popular como tema. Antes de chegar à presença delas na Ilha de Santa Catarina, o autor discorre rapidamente sobre a vida e obra de Cascaes e a origem destes seres fantásticos na Europa medieval do século XII.

As histórias sobre bruxas vieram para o Sul do Brasil com os povoadores açorianos do século XVIII e se arraigou em especial no interior da antiga Desterro. Toda esta oralidade captada por Cascaes desde criança foi transformada em centenas de desenhos, na maioria nanquim e grafite sobre papel. Partindo de um olhar sobre eles, o livro aponta as singularidades das bruxas imaginadas pelo artista e as diferenças que elas têm das que habitam o velho mundo.

Ficha técnica

Título: “Bruxaria nos Desenhos de Franklin Cascaes” (FFC Publicações)

Autor: Péricles Prade.

Edição: Dennis Radünz.

Projeto gráfico: Iur Gomez.

Capa e iluminuras: Teresa Siewerdt.

Ilustrações: desenhos de Franklin Cascaes da “Coleção Elisabeth Pavan Cascaes” – acervo do Museu Universitário Oswaldo Rodrigues Cabral (UFSC).

Fotografia: Paulo Roberto Santos de Souza.

Revisão: Dennis Radünz e Péricles Prade.

Mais informações sobre o estande da FCFFC, com Ângela Nunes, pelo telefone (48) 3333-1322. Sobre a 2ª Feira Catarinense do Livro, saiba mais no site www.cclivro.org.br.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img