21.5 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Sessão especial comemorativa aos 284 anos de Florianópolis

spot_img

Sessão especial comemorativa aos 284 anos de Florianópolis

spot_imgspot_img

Por indicação do deputado Edison Andrino (PMDB), a Assembleia Legislativa realiza na próxima segunda-feira (22), às 19horas, uma sessão especial comemorativa aos 284 anos de Florianópolis. Profundamente identificado com a cultura, os costumes e os valores da terra, o manézinho da Lagoa da Conceição propôs que o Legislativo catarinense conceda homenagem aos ex-prefeitos, entidades e personalidades da cidade que se destacaram em suas atividades.

Valores da terra

Entre as personalidades que receberão do Legislativo catarinense medalhas de mérito, por indicação do deputado Edison Andrino, um autêntico manézinho sintonizado com os valores da terra e do mar, encontram-se entidades e pessoas reconhecidas e amadas por seus trabalhos e contribuição social à cidade de Florianópolis.

Homenageados:

Artes Plásticas:Maria Celeste Carvalho Neves, 90 anos de idade. Artista plástica, por difundir a cultura, os costumes e folclore da Ilha em seus bordados de linha e agulha. São mais de 500 obras espalhadas em museus e acervos particulares da Europa, Ásia e América do Norte.

Educação: Colégio Catarinense. Representado pelo diretor geral, padre João Claudio Rhoden. A instituição foi fundada em 30 de agosto de 1905 e começou as atividades letivas em 1906. Até 1970 tinha freqüência exclusiva masculina, a partir desta data passa a receber aluna do sexo feminino. Em 1972 é integrado ao Sistema Estadual de Ensino, tendo seus planos curriculares aprovados. Em 1998 inovou com o curso médio noturno para atender a classe menos favorecida. Entre os estudantes que passaram pelos bancos do Colégio Catarinense encontram-se líderes de destaque nacional e estadual, como 14 governadores, ministros, deputados, juízes, desembargadores, empresários, médicos e diversos profissionais de outras áreas.

Empresa Dígitro Tecnologia Ltda. Representada pelo presidente do Conselho de Administração, José Fernando Faraco, a empresa será homenageada pelo empreendedorismo no setor de telecomunicações. Fundada em 1977, conta atualmente com cerca de 700 colaboradores e aproximadamente 2,5 mil clientes. É uma das maiores do ramo de telecomunicações do Brasil. Primeira empresa brasileira e a segunda da América Latina a conquistar a certificação TL 9000, principal norma de gestão de qualidade em telecomunicações. Responsabilidade social: patrocina o projeto Educando com Música, que oferece aulas de música clássica a 48 crianças e adolescentes de São Pedro de Alcântara.

Esportes: Orlando Pessi. Também conhecido como “Torrado” ou “Landico Pessi”, é um dos mais completos esportistas de Florianópolis. Praticou atletismo e natação e jogou futebol pelo Figueirense. Por três vezes foi campeão estadual de basquetebol, em 1957/58/60 e, duas vezes, campeão de voleibol: 1956 e 1975.

Filantropia:Centro de Apoio ao Paciente com Câncer. Representado pelo senhor José Álvaro Farias. Fundado em 10 de março de 1998, atualmente, conta com 150 voluntários e está localizado na Rodovia Baldicero Filomeno, Ribeirão da Ilha e atende pessoas portadoras de doenças degenerativas de forma totalmente gratuita. Uma equipe de médicos, enfermeiros, psicoterapeutas e voluntários promove o atendimento de em média 60 pacientes por semana, através da espiritual, psicológica e clínica. Associação de Amigos do Hospital Universitário. Representado pelo senhor Coelho Duarte da Silva e Narcísio Policarpo. Ao lado do Hospital Universitário da UFSC, desenvolve assistência a pacientes oriundos de todos os recantos do estado. Suas instalações dispõem de ambientes com cozinha, sala de TV e sofás para acomodar acompanhantes dos pacientes internados. Atua em auxílio ao HU, promovendo melhorias nas dependências do Hospital, capacitando-o com equipamento de ressonância Magnética, banco de sangue, ampliação e reforma do Atendimento Emergencial do HU

Jornal, Televisão e Rádio: Roberto Alves, jornalista esportivo, iniciou carreira na Rádio Guarujá, em 1957. Atuou por 28 anos na equipe de esportes da TV Cultura. Colaborou na expansão da rede telecomunicações no estado ajudando a colocar no ar as emissoras de TV do Vale do Itajaí, TV Cultura de Chapecó e TV Xanxerê, no Oeste. Pela RBS, cobriu três copas do mundo. Também foi idealizador da prova ciclísticas Subida do Morro da Cruz, da Regata Internacional de Remo de Florianópolis e do Sul Brasileiro de Motonáutica.

Música: Grupo Gente da Terra, formado em 1988, pela cantora Sandra e o marido, poeta e compositor Nilo Sergio Conceição, por representar Santa Catarina em festivais e encontros de música regional. Através da musica, o grupo resgata a poética do povo açoriano, misturando ritmos brasileiros e boi de mamão. Têm gravado dois vídeo clipes e três CDs, que também são vendidos nos Estados Unidos e Europa.

Voluntariado : Jane Bulcão Vianna, por mais de 17 anos dedicados ao trabalho de auxílio às crianças carentes,de orientação à mulher e apoio aos movimentos sociais e religiosos. Atuou ao lado da Dra. Zilda Arns na coordenação da Pastoral da Criança em Santa Catarina. Idealizadora do curso Mulher Participação e Cultura; Voluntária na Sociedade Eunice Winer, hoje Educandário Santa Catarina; Coordenou o Centro Brasileiro de Infância e Adolescência – CIBA, órgão responsável pela implantação do Estatuto da Criança e Adolescente – ECA

Ex-prefeitos homenageados: O Parlamento Estadual vai homenagear também os ex-prefeitos Aloísio Piazza, Angela Amin, Ari Oliveira, Cláudio Ávila, Edison Andrino Esperidião Amin, Francisco Cordeiro, Nilton Severo da Costa, Sergio Grando.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img