18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Sessão de vídeo arte no auditório da Fundação Cultural Badesc

spot_img

Sessão de vídeo arte no auditório da Fundação Cultural Badesc

spot_imgspot_img

Em março de 2010 dez artistas foram selecionados para participar de uma Residencia Artística no Edifício das Diretorias, marco da arquitetura modernista do estado de Santa Catarina e atual sede das secretarias de infraestrutura e transporte do estado. O resultado desta experiência será apresentado nesta quarta-feira, dia 02 de junho, às 19h, no auditório da Fundação Cultural Badesc.

Durante uma semana os participantes estiveram imersos num intenso processo criativo. Engajaram-se em debates teóricos, exercícios de estúdio, de composição e improvisação na cidade e no prédio, buscando discutir os paradigmas atuais da arte em espaços não tradicionais. O grupo observou, questionou e interveio na arquitetura, usos, fluxos e invisibilidades do Edifício das Diretorias.

Dirigido por Loli Menezes e Bianca Scliar, o vídeo é o produto das pesquisas, investigações plásticas e apropriações espaço-temporais durante a residência, propondo a partir de alterações efêmeras, uma arqueologia possível deste lugar onde as cidades catarinenses são planejadas.

Após a exibição haverá um debate aberto que discutirá as estratégias utilizadas no processo de trabalho, onde serão discutidas questões referentes ao Projeto Andares, e à intervenções em espaços alternativos, tais como:
O que a arte permite articular nesses espaços? Qual o limite entre o público e os participantes? Qual a diferença entre ocupação e articulação? Como elaborar estratégias que engajem aqueles com treino e prática artística para o envolvimento nas questões pragmáticas da cidade? Como aprimorar o intercâmbio e colaborações entre artistas e os técnicos e profissionais de arquitetura e urbanismo? Porque envolver-se nestes contextos? Qual o papel do artista fora da galleria/ museu? Como as questões urbanas se inserem nas práticas artísticas hoje?

O Quê: Sessão de vídeo arte do Projeto Andares
Quando: 02 de junho de 2010 (quarta-feira)
Onde: Auditório da Fundação Cultural Badesc – Rua: Visconde de Ouro Preto, 212. Centro de Florianópolis.
Telefone: (48) 3224-8846.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img