18.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Setor tecnológico catarinense fecha 2009 com importantes conquistas

spot_img

Setor tecnológico catarinense fecha 2009 com importantes conquistas

spot_imgspot_img

O ano de 2009 chega ao fim com grandes conquistas para o setor tecnológico catarinense. A ACATE encerra o ano com mais de 250 empresas associadas, em todas as regiões do Estado, em cidades como Joinville, Blumenau, Criciúma, Rio do Sul, Chapecó, Lages, São José, Biguaçu, Palhoça, Jaraguá do Sul, Itajaí e muitas outras, além da Capital catarinense, Florianópolis.

Neste ano, a ACATE ampliou o contato com algumas prefeituras para fortalecer o desenvolvimento tecnológico dos municípios. Na Capital, apoiou a criação da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável. Com a nova Secretaria, a ACATE realizou a primeira edição da Mostra de Soluções Tecnológicas para a Capital da Inovação e assinou convênios para a formação de recursos humanos na área tecnológica. A ACATE também estreitou o relacionamento com lideranças e entidades dos municípios de Biguaçu, Criciúma, Chapecó, Jaraguá do Sul e Lages.

2009 também foi um ano marcado por importantes visitas aos polo tecnológico catarinense. Em visita a ACATE, o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, incentivou o desenvolvimento das empresas de tecnologia na região. Em junho, o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, esteve em Florianópolis para conhecer alguns dos projetos de C&T.

Já no mês de agosto, o presidente da Confederação Nacional de Serviços (CNS), Luigi Nese, esteve na ACATE para apresentar a função e a importância da Confederação para o segmento de tecnologia. A ACATE também recebeu visitas dos senadores Neuto de Conto e Ideli Salvatti, do prefeito Municipal Dário Berger e do presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, Gean Marques Loureiro.

O ano também foi de projeção internacional para o setor tecnológico catarinense. O presidente da ACATE, Rui Luiz Gonçalves, e a diretora executiva da Associação, Jamile Sabatini Marques, integraram a Missão Técnica da ANPROTEC formada por dirigentes de parques tecnológicos aos Estados Unidos. No mês de outubro, a ACATE e o MIDI Tecnológico participaram do XIX Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e do 3º infoDev Fórum Global de Inovação e Empreendedorismo e receberam visitas técnicas dos participantes dos eventos. Além disso, uma reportagem da BBC World destacou o polo tecnológico de Florianópolis.

Em 2009, foi inaugurado o terceiro parque para empresas de base tecnológica, em Florianópolis. O projeto é uma iniciativa da ACATE em parceria com o Corporate Park, empreendimento da Rá Incorporadora. Também em 2009, a ACATE desenvolveu diversos cursos e eventos para o setor tecnológico. Na área de internacionalização, a Associação iniciou a execução do programa Brazil IT (PSI-SW) e realizou um seminário que reuniu os programas existentes atualmente no Brasil para apoio e estímulo à internacionalização de empresas de tecnologia da informação e comunicação.

Entre as conquistas de 2009 pode-se destacar ainda a renovação do programa Juro Zero, executado em Santa Catarina numa parceria entre ACATE e SC Parcerias, do Governo do Estado. Outro destaque do ano foi a criação de verticais temáticas de empresas de tecnologia associadas, como a de Segurança Eletrônica e em breve, de Energia. Ainda em 2009, foi encerrado o Programa de Formação de Recursos Humanos, desenvolvido pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX). Foram capacitadas 292 pessoas em Florianópolis, Lages e Blumenau.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img