25.8 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Sexta Jazz AF apresenta tributo ao gênio esquecido da Blue Note, Hank Mobley

spot_img

Sexta Jazz AF apresenta tributo ao gênio esquecido da Blue Note, Hank Mobley

spot_imgspot_img

O saxofonista ajudou a iniciar o movimento hard pop e é o homenageado desta edição, que ocorre sexta (4), no Shopping Iguatemi.

Hank Mobley começou a tocar saxofone tenor na adolescência em Nova Jersey, ganhou experiência nas bandas de Max Roach e Dizzy Gillespie e foi membro fundador do Jazz Messengers. Foi muito importante na fundação do movimento hard bop: jazz que equilibrava sofisticação e soul, complexidade e swing, e cuja estrutura solta permitia improvisações prolongadas. As linhas solo de Mobley estavam cheias de intrincados padrões rítmicos, entregues com precisão pelo músico.

Como artista solo, Hank começou a gravar para a Blue Note Records na segunda metade dos anos 50, liderando suas próprias gravações, incluindo os altamente criativos Hank Mobley Quintet e Hank Mobley & His All-Stars. O músico atingiu seu auge na primeira metade dos anos 60, com discos fundamentais com Soul Station, No Room for Squares e A Caddy for Daddy. Mobley gravou regularmente para a Blue Note nos anos 60, oferecendo pequenas variações em sua abordagem, e continuou a aparecer como um sideman em grandes discos de nomes como Art Blake, Sonny Clark, John Coltrane, Miles Davis, Dizzy Gillespie, Lee Morgan e Horace Silver.

Durante o auge de Mobley, a maioria dos críticos costumava compará-lo desfavoravelmente a Sonny Rollins, ou o dispensava por não ser tão inovador como Coltrane. No entanto, nos anos que se seguiram à morte de Mobley, o trabalho do artista teve uma reavaliação positiva. Hoje em dia, o músico é venerado pelo seu tom relaxado, sutil e melódico, e pelo seu grande talento como compositor e solista.

Com entrada franca, o Sexta Jazz AF homenageia Hank Mobley no dia 4 de outubro (sexta-feira), a partir das 20h, no piso G3 do Iguatemi Florianópolis.
Para este especial, o projeto conta com os músicos Elio Silveira (saxofone tenor), Tiê Pereira (contrabaixo acústico), Mauro Borghezan (bateria) e Edilson Fortes (piano). 

Viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura, o Sexta Jazz AF é uma realização da Aliança Francesa Florianópolis, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal, com o patrocínio da ENGIE, Iguatemi Florianópolis e Eisenbahn. A produção é da Marte Cultural.

Sexta Jazz AF – Especial Hank Mobley

Quando: 4 de outubro, 20h

Onde: Piso G3 do Shopping Iguatemi (Av. Madre Benvenuta, 687, Santa Mônica, Florianópolis).

Entrada Gratuita

Músicos: 

Elio Silveira – saxofone

Edilson Fortes –  piano

Mauro Borghezan – bateria

Tiê Pereira – contrabaixo acústico

 

 

 
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img