22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Show de chorinho na última semana do Aroma, Sabor & ArteCatarina

spot_img

Show de chorinho na última semana do Aroma, Sabor & ArteCatarina

spot_imgspot_img

A 3ª edição da Mostra Aroma, Sabor & ArteCatarina, promovida pelo SEBRAE, chega a última semana com uma apresentação de chorinho. Nesta quinta-feira, dia 11 de fevereiro, às 19h, o grupo Portal do Choro sobe ao palco do vão central do Beiramar Shopping para levar alegria e animação ao público presente na mostra.

Para completar o quadro de atrações, haverá degustação do restaurante Osanai Sushi/Maresias, localizado na Via Gastronômica de Coqueiros.

O Aroma, Sabor & ArteCatarina comercializa produtos do agronegócio e do artesanato catarinense, com preço direto do produtor. Ao adquirir as peças, o pagamento pode ser feito com cheque, cartão de crédito, cartão de débito ou dinheiro. O evento vai até o dia 14 de fevereiro, domingo, no vão central do Beiramar Shopping, das 14h às 22h, com entrada gratuita.

Sobre a mostra

“Mais que produtos… pessoas e histórias”. Com o objetivo de valorizar os artesãos e produtores acontece, entre os dias 16 de janeiro e 14 de fevereiro, das 14h às 22h, no vão central do Beiramar Shopping, em Florianópolis, a 3ª Mostra SEBRAE de Produtos Artesanais – Aroma, Sabor & ArteCatarina.

Serão 27 núcleos de produção, associações, cooperativas e empresas dos ramos de artesanato e agronegócio que irão comercializar objetos com rendas, tecelagem, velas, cerâmicas, quadros, fuxico, bambu, papel mashê, palha de milho, fibra de bananeira, entre outros, além de produtos como cachaças, vinhos de altitude, espumantes, mel, conservas e biscoitos. O evento beneficia direta e indiretamente 1040 pessoas. Os artesãos e produtores rurais participam de Projetos dos Programas de Artesanato – ArteCatarina e do Agronegócio, ambos do SEBRAE, nos quais recebem capacitação, apoio técnico e noções de mercado para tornar os produtos mais competitivos.

Na terceira edição do Aroma, Sabor & ArteCatarina, o SEBRAE mostrará mais do que a beleza, o aroma e o sabor dos produtos – valorizará quem os produz. Isso porque por trás de cada objeto exposto na mostra existe um grupo de pessoas com diferentes histórias e objetivos de vida, que dedicam grande parte do seu tempo ao artesanato ou ao agronegócio. Ao colocar essas pessoas em evidência e agregar valor aos produtos, o SEBRAE colabora com a evolução destes setores econômicos, amplia os benefícios às organizações e, o mais importante: contribui com o resgate da integridade de cada artesão e produtor rural, que colhe os frutos de seu trabalho, gera renda e passa a dar um novo valor a sua vida.

A exposição acontece estrategicamente nesta época do ano em função do grande número de turistas que visitam a capital catarinense no verão. Segundo Simone Cabral, coordenadora do Programa SEBRAE de Artesanato ArteCatarina, no ano passado foram comercializados mais de 14 mil produtos, o que gerou um retorno direto aos produtores superior a 204 mil reais e mais de 650 mil pessoas passaram pelo local. Embora o objetivo não seja o recorde de vendas, a coordenadora admite a expectativa de aumentar entre 12 e 15% o número de vendas e de público.

Segundo Julio Geesdorf, gerente de marketing do Beiramar Shopping, o Aroma, Sabor & ArteCatarina é um dos grandes eventos que o Shopping apoia. “Para o Beiramar Shopping é muito importante essa parceria com o SEBRAE, pois o evento permite a valorização do artesanato e do agronegócio catarinense e a preservação da cultura local. Acreditamos que, durante a mostra, o shopping deva receber cerca de 26 mil pessoas por dia, um aumento de 20% em relação aos dias normais”, aposta.

Ao longo do dia os visitantes poderão se deliciar com degustações relâmpago dos produtos expostos na mostra. Além disso, será possível experimentar pratos de alguns dos melhores restaurantes da Capital, que participam do Festival Gastronômico Sabores de Coqueiros. Essas degustações acontecerão de quinta a domingo, às 19h.
Para quem gosta de música, a dica é apreciar as diversas atrações folclóricas e apresentações de diversos estilos musicais, como chorinho e bossa nova. Na noite de abertura, dia 15, após a solenidade às 20h, o público assistirá a apresentação do Terno de Reis da Sociedade Folclórica Boi- de-Mamão do Itacorubi, composta por mais de doze músicos.

As cantorias conhecidas como Terno de Reis, tradicionais nas comunidades litorâneas, têm motivações de fundo religioso-profano. O próprio nome advém da existência de três vozes: repentista, tripa e coro. Estas vozes caracterizam o grupo. Os ternos apresentam variações de letras de acordo com a data cantada, mantendo a melodia e forma de apresentação.

Novidades

O espaço reservado para a mostra será dividido em projetos, o que facilitará a exposição dos produtos e oferecerá conforto aos visitantes que conhecerão a solução que o SEBRAE apresentou a cada projeto. Neste mesmo ambiente acontecerão as Rodadas de Negócio do Programa Comércio Brasil, com a presença confirmada de importantes marcas como a Le Lis Blanc e a Tok Stok, que têm interesse em adquirir peças produzidas pelos artesãos catarinenses.

Facilidades nas compras

Assim como nos demais anos, os consumidores terão a disposição diversos mecanismos para facilitar as compras. Uma equipe treinada auxiliará na hora da compra, fornecendo explicações sobre os produtos. Na hora do pagamento os clientes contarão com as facilidades dos cartões de débito e crédito, cheques e dinheiro.

Destaques nacionais

Na mostra destacam-se alguns projetos premiados nacionalmente em feiras e concursos, como é o caso da Tranças da Terra (Joaçaba), Mulheres do Frei (Palhoça), Arte Serrana/Casa Catarina e Toca Tapetes (Araranguá), que teve peças premiadas na Gift Fair e TOP 100 – Prêmio de Gestão de Negócio do Artesanato.

Na área do agronegócio, destaque para o Projeto Turismo Étnico Cultural do Vale Europeu, com foco no turismo rural sustentável do Vale do Itajaí e para a certificação orgânica e a rastreabilidade do mel, conquistadas pelos produtores da Encosta da Serra.

Serviço

O quê: 3ª Mostra Aroma, Sabor e ArteCatarina
Onde: Vão central do Beiramar Shopping
Quando: de 16 de janeiro a 14 de fevereiro de 2010
Horário: das 14h às 22h
Abertura Oficial: 15 de janeiro, às 20h, no vão central do Beiramar Shopping. Após a solenidade a feira estará aberta ao público.
Entrada gratuita.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img