19.2 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Silvio Mansani faz apresentação musical para alunos da rede municipal de Educação nesta quarta-feira

spot_img

Silvio Mansani faz apresentação musical para alunos da rede municipal de Educação nesta quarta-feira

spot_imgspot_img

Alunos que integram o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino em Florianópolis terão uma aula diferente nesta quarta-feira, 4, no encerramento do curso preparatório para o exame do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Além das disciplinas tradicionais, os estudantes vão assistir à apresentação didática do compositor Silvio Mansani, que musicou sonetos da literatura brasileira e portuguesa de diferentes épocas e autores. A atividade promovida pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes acontece às 17h30, no Centro de Educação Continuada, à Rua Ferreira Lima nº 82, no Centro. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura. 

No repertório, Mansani apresentará obras de Luís Camões, Cruz e Sousa, Augusto dos Anjos, Gregório de Matos, entre outros, adaptadas como canção popular brasileira. No total, serão apresentadas dez canções/sonetos, acompanhadas de explanação sobre detalhes históricos e estilísticos, assim como o processo de composição das obras. Além dos clássicos, o músico vai mostrar sonetos do poeta Alckmar Santos, radicado em Santa Catarina, que resgata nos versos a sintaxe de diferentes épocas. Entre os poemas de Santos, destacam-se “Soneto levemente neoclássico” e “Soneto barroco, mas moderninho”.

Escola de Música

A apresentação de Silvio Mansani integra uma série de concertos didáticos para divulgação da Escola Livre de Música – programa municipal de educação musical desenvolvido pela Secretaria de Cultura de Florianópolis e Fundação Franklin Cascaes. A iniciativa visa oferecer ao público acesso a uma grade de cursos gratuitos com o objetivo de despertar competências, habilidades e senso estético na área musical, incentivando o gosto pela música erudita e popular.

Com aulas de prática instrumental e de conjunto, musicalização, canto, teoria e percepção musical, a Escola de Música atua no apoio à formação de músicos e criação de bandas, orquestras e grupos musicais eruditos e populares, contribuindo para o desenvolvimento e profissionalização do mercado musical em Florianópolis.

Patrocinado pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Lei Rouanet, o programa de educação musical está em execução em núcleos no Campeche (Fundação Cultural Simpozio), Praia dos Açores (Casa de Cultura Açores), e Ribeirão da Ilha (Sociedade Musical e Recreativa Lapa), mantidos em parceria com entidades conveniadas. As atividades também abrangem o espaço da Escola Silveira de Souza, onde funciona o núcleo do Centro.

A proposta curricular da Escola de Música, cronograma de vagas e o calendário de inscrições para os núcleos de música em 2014 serão divulgados por edital a ser lançado até final de dezembro. Mais informações podem ser obtidas na Diretoria de Artes da Fundação Franklin Cascaes, pelo telefone 3324-1415.

Serviço:

O Quê: Concertos Didáticos / Silvio Mansani
Quando: quarta (4/12) – 17h30
Onde: Centro de Educação Continuada / SME
Rua Ferreira Lima nº 82 – Centro
(48) 2106-5921
Quanto: gratuito

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img