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quinta-feira, março 28, 2024
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Sintraturb: frota mínima de manhã, das 11h30 às 14h e no fim do dia é cercear direito de greve

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Sintraturb: frota mínima de manhã, das 11h30 às 14h e no fim do dia é cercear direito de greve

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Exigir que os motoristas e cobradores trabalhassem com 100% da frota durante 3h pela manhã, mais 2h30 ao meio-dia com 50% da frota e mais 3h com 100% de novo no fim da tarde seria um cerceamento do direito de greve. Este é o entendimento que o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo da Grande Florianópolis (Sintraturb) tem sobre a ordem de frota mínima da Justiça do Trabalho, que o sindicato não está cumprindo nesta quarta-feira, 30, em Florianópolis. O posicionamento foi dado pelo assessor político do Sintraturb, Ricardo Freitas, em entrevista à rádio CBN/Diário.

Freitas explica que, para colocar ônibus nas ruas ao meio-dia, os funcionários do turno da manhã teriam de trabalhar de novo. Somando-se as 3h do nascer do dia com as 2h30 do meio-dia, mais 1h contratual de intervalo, motoristas e cobradores da manhã trabalhariam 6h30 – 10 minutos a menos do que a jornada de trabalho atual dos trabalhadores. E isso, explica Freitas, representa que, para a categoria, não haveria greve. A ordem, portanto, foi entendida pelo Sintraturb e pelos motoristas e cobradores como uma tentativa de cerceamento do legítimo direito de greve.

Ainda segundo Freitas, na audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho ocorrida na tarde desta terça-feira, 29, na Justiça do Trabalho, o Sintraturb já havia concordado com a sugestão da Justiça em trabalhar 3h pela manhã e 3h no fim da tarde, com 100% da frota. O acordo não foi fechado, porém, diz Freitas, porque o vice-prefeito João Batista Nunes, que também é secretário de Transportes do município, teria intervindo na negociação e insistido com a Justiça para que se incluísse as 2h30 do período do almoço no acordo. Aí, o Sintraturb recuou.

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