20.6 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Sistema de abastecimento de água no Norte da Ilha está normalizado, diz Casan

spot_img

Sistema de abastecimento de água no Norte da Ilha está normalizado, diz Casan

spot_imgspot_img

A Superintendência da Casan na região da Grande Florianópolis divulgou uma nota, nesta terça-feira, 7, informando que o Sistema de Abastecimento da Costa Norte da Capital está normalizado desde a madrugada do dia 3 de janeiro último. De acordo com o Superintendente, Carlos Alberto Coutinho as interrupções no fornecimento de água na região com maior movimento de pessoas nesta época do ano foram causadas por um desequilíbrio que envolveu consumo acima dos padrões previstos, altas temperaturas e quedas de energia elétrica, o que acabou comprometendo o sistema por determinado período de tempo na região.

Eventuais problemas pontuais de abastecimento, segundo ele, serão resolvidos com as equipes de plantão e caminhões-pipa, reservados para este fim dentro do esquema emergencial de verão.

De acordo com a nota, na região Continental, Costa Leste e Sul da Capital , assim como nas principais regiões do Estado atendidas pela Casan , não foram registrados problemas de abastecimento e a situação continua normalizada. Equipes técnicas da Casan iniciaram nesta terça uma avaliação geral da estrutura de abastecimento da região Norte da Ilha, incluindo o sistema auxiliar (poços artesianos alternativos) para detectar eventuais problemas e otimizar o sistema instalado para o restante da temporada de verão e próximos feriados prolongados.

Promessa de investimentos

O presidente da Casan, Dalirio Beber disse que será feito um trabalho em conjunto com a Celesc para otimizar cada vez maios os serviços de abastecimento de água e energia elétrica durante a temporada de verão e que todas as melhorias viáveis serão implementadas. Beber anunciou ainda que um total de aproximadamente R$ 60 milhões estão sendo investidos na ampliação e melhoria do abastecimento de água em Florianópolis e Região Metropolitana, o que inclui a ampliação da Estação de Tratamento de Água de Morro dos Quadros (ETA-Cubatão), obra já em andamento e a implantação de duas novas adutoras: uma de 1200mm para o Continente e outra de 600mm para a região do Bairro Itacorubi, com sobras previstas para o Norte da Ilha, estas em fase de licitação.

A conclusão das obras de ampliação de tratamento de água está prevista para o final deste ano, enquanto que as adutoras têm prazo de dois anos, a partir do inicio das obras. De acordo com o presidente da Casan, as obras de infra-estrutura no setor de saneamento têm a característica do médio e longo prazo. Dentro deste contexto de obras definitivas para resolver o problema de abastecimento na região da Grande Florianópolis e no litoral Centro-Norte, Dalirio Beber confirma que está em fase de estudos e busca de recursos um macroprojeto estruturante para implantar nova captação e sistema de tratamento de água no Rio Tijucas e que atenderia não só a Capital e Região Norte da Ilha, mas diversas cidades do litoral Norte e adjacências, orçado em aproximadamente de R$ 300 milhões.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img