24.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Sistema de atendimento de saúde por classificação de gravidade será lançado nesta quarta-feira

spot_img

Sistema de atendimento de saúde por classificação de gravidade será lançado nesta quarta-feira

spot_imgspot_img

O governador em exercício, Nelson Schaefer Martins, e a secretária de Estado da Saúde, Tânia Eberhardt, lançam nesta quarta-feira, 24, o projeto do Protocolo de Acolhimento e Classificação de Risco de Santa Catarina. A solenidade ocorrerá no gabinete do governador, no Centro Administrativo, às 14h30. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.

O projeto começa a ser aplicado no Hospital Celso Ramos, em Florianópolis, em outubro. Profissionais daquela unidade de saúde foram treinados e capacitados para atender e classificar os pacientes que chegam à emergência. Após a aplicação do piloto, o protocolo será implantado, gradativamente e de forma definitiva, nos demais hospitais da rede pública catarinense.

O processo consiste no seguinte: logo após a chegada na emergência do hospital e efetuado o cadastro, o paciente será acolhido por um profissional experiente que colherá as principais queixas e avaliará os sinais vitais. Com base nestes dados e em algumas outras informações, o classificador estabelecerá a prioridade de atendimento do paciente.

Uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SES) atua desde fevereiro na construção do Protocolo de Acolhimento e Classificação de Risco de Santa Catarina.

O Protocolo de Acolhimento e Classificação de Risco de Santa Catarina apresenta cinco níveis: vermelho, laranja, amarelo para casos de urgência e emergência; verde e azul para casos de menor gravidade. O paciente, ao ser classificado, recebe uma pulseira correspondente à gravidade do seu caso.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img