21.8 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

Smart City Fórum debate quatro caminhos para Florianópolis avançar como cidade inteligente

spot_img

Smart City Fórum debate quatro caminhos para Florianópolis avançar como cidade inteligente

spot_imgspot_img

Segunda edição do evento, nesta quinta, reúne gestores públicos e especialistas como Francisco Milagres, Fundador da Mirach, que falará sobre os desafios e novos modelos de educação para as cidades do futuro

 Florianópolis é destaque entre as cidades brasileiras quando o assunto são smart cities: de acordo com o recém divulgado Ranking Connected Smart Cities, realizado pela consultoria Urban System, a capital catarinense está entre as sete cidades brasileiras mais inteligentes e com maior potencial de desenvolvimento do país. Especialistas de todo Brasil discutirão as potencialidades da ilha quando o assunto é inovação e tecnologia na próxima quinta (3), na segunda edição do Smart City Fórum Floripa.

O evento é uma versão no formato de fórum do maior congresso mundial sobre smart cities que ocorre anualmente em Barcelona, o Smart City Expo Congress, chancelado pela FIRA Barcelona, consórcio público espanhol. O fórum é promovido pelo iCities, empresa especializada em soluções para cidades inteligentes que trouxe o congresso mundial para o Brasil, o Smart City Expo Curitiba – cuja terceira edição será em março de 2020.

“Florianópolis é considerada uma das capitais com ecossistema de inovação mais evoluído do país. Hoje, o faturamento nessa área de tecnologia e startups está na ordem de R$ 6,7 bilhões, de acordo com o estudo Tech Report, e só fica atrás de São Paulo. A cidade vem evoluindo e atraindo novos investimentos”, aponta Beto Marcelino, embaixador da FIRA Barcelona no Brasil e co-fundador, sócio e diretor do iCities. “Quando Florianópolis começar a investir com mais força no tema de smart city nós teremos soluções incríveis nascendo na ilha, não só para o Brasil, mas para o mundo.”

Florianópolis foi escolhida como palco do fórum tanto pelo reconhecimento nacional como cidade inteligente como para apontar soluções para os problemas que afetam diretamente os moradores e visitantes da cidade. “A capital catarinense demonstra um enorme potencial na área de turismo e de novos negócios, mas ainda há muito a desenvolver para termos resultados melhores. Apesar de vanguardista, Florianópolis tem sérios problemas de mobilidade, falta de água durante os períodos de férias, superlotação. Com o fórum, queremos pensar e propor soluções junto ao poder público e à iniciativa privada”, diz Marcelino.

O fórum, que será realizado no Square Corporate, vai discutir as principais temáticas ligadas às cidades inteligentes, a partir de quatro eixos: economia criativa e ecossistemas de inovação; inovações na gestão pública; tecnologias limpas para as cidades e estratégias para a mobilidade urbana. Na discussão, será contemplada desde a fala de gestores públicos, com representantes das prefeituras de Florianópolis e Joinville, além do Comitê para a Democratização da Informática e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, até diretores de empresas de tecnologia, investidores e pesquisadores.

Entre os speakers, destacam-se nomes como Francisco Milagres, fundador da Mirach, co-fundador e conselheiro do SingularityU Brasil Summit; Cássio Garkalns, professor da FIA/USP na Pós-Graduação em Gestão Estratégica da Sustentabilidade e sócio diretor da GKS Inteligência Territorial; Ricardo Takahira, consultor internacional para o PROMOBe GIZ cooperação alemão em mobilidade elétrica no ME (MDIC) pela GFA Consulting; Marcos Batista, apresentador do programa INOVA360 na Record News e Fabro Steibel, professor de Inovação e Diretor Executivo na ITS Brasil.

Confira quatro questões essenciais para a qualificação urbana de Florianópolis que serão discutidas no Smart City Fórum Floripa:

Mobilidade urbana

Um dos problemas mais latentes da capital catarinense, a mobilidade urbana, será amplamente debatido no fórum, em um painel com a presença de representantes do Centro de Energia Sustentável da Fundação CERTI, Observatório de Mobilidade da UFSC, Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável de Joinville, o projeto GIZ – PROMOB-e e a MOBILIS – Mobilidade Sustentável.

Economia criativa

Para falar sobre economia criativa em Florianópolis, o fórum abordará temas como startups, economia colaborativa, comunidades inteligentes, protagonismo do cidadão, pertencimento dos espaços, placemaking, qualidade de vida e atratividade das cidades. “A cena de economia criativa vem atraindo atenção na cidade: novos negócios disruptivos vêm surgindo, a todo momento você vê um estabelecimento novo sendo criado, uma empresa que surge com um produto ou serviço inovador”, pontua Marcelino. 

Tecnologias limpas

“Por ser uma ilha, Florianópolis tem um problema sério na questão de gestão de resíduos sólidos. Por isso, o fórum discutirá questões sobre tecnologias limpas, energia fotovoltaica e eólica”, adianta Marcelino. Para discutir soluções ligadas a essa área, as empresas voltadas à sustentabilidade Sustainpolis, Smartgreen, Sustainary e a RAC Engenharia estarão na mesa.
 
Um dos destaques do evento será a presença da Fotovoltaica-UFSC, grupo de pesquisa estratégica em energia solar que tem como foco principal a pesquisa e desenvolvimento de sistemas fotovoltaicos integrados ao entorno construído e interligados à rede elétrica pública, os chamados Edifícios Solares Fotovoltaicos.

Gestão Pública

A inovação na gestão pública será abordada a partir da discussão de parcerias público privadas, novos modelos de fomento, quadrihélix, transformação digital, desburocratização, segurança de dados e compliance. A discussão do tema contará com representantes da Prefeitura de Florianópolis, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, CIGA, ITS Rio e GSK Inteligência Territorial.
 
Confira a programação completa e adquira seu ingresso no site oficial do evento: smartcityforumfloripa.com.
 
SERVIÇO
Smart City Forum Floripa
Data: 3 de outubro de 2019 (quinta-feira)
Local: Square Corporate
Endereço: Rod. José Carlos Daux, 5500, Florianópolis
Horário: 8h30 às 18h30
Inscrições: http://smartcityforumfloripa.com/
 
Sobre o iCities
O iCities foi fundado em 2011 com a visão de um cenário em que as cidades tenham um papel muito mais proativo no desenvolvimento da sociedade. Dentre os projetos de maior relevância da empresa estão a vinda e organização do maior congresso do tema de smart cities de Barcelona para Curitiba – o Smart City Expo Curitiba -, o projeto de responsabilidade social iCities Kids, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Observatório Brasileiro de Cidades Inteligentes em São Francisco, na Califórnia (EUA), e as consultorias para municípios Smart Cities Brasil.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img