20.6 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Soldado que matou o surfista Ricardo dos Santos é expulso da Polícia Militar

spot_img

Soldado que matou o surfista Ricardo dos Santos é expulso da Polícia Militar

spot_imgspot_img

A Polícia Militar de Santa Catarina informou na manhã desta sexta-feira, 17, que o soldado Luis Paulo Mota Brentano, que matou o surfista Ricardo dos Santos na Guarda do Embaú, em Palhoça, na Grande Florianópolis, no dia 19 de janeiro, foi expulso da corporação.

De acordo com nota oficial da PM, a expulsão foi resultado de processo administrativo disciplinar que avaliou "se sua conduta é compatível com o valor, a ética, a disciplina e o pundonor policial militar".

Brentano havia sido indiciado pelos crimes de homicídio qualificado – pelo motivo fútil e pelo recurso que dificultou a defesa da vítima – e por embriaguez ao volante. Também em janeiro, ele foi denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) pelo crime de tortura – crime que teria sido praticado no dia 25 de maio de 2014 contra um torcedor do Joinville Futebol Clube (JEC).

Um familiar da vítima procurou o Ministério Público em junho de 2014 e formalizou a denúncia contra Bretano e outro policial, que também foi denunciado pelo MPSC. A denúncia oferecida nesta quinta à Justiça tem como base o exame de corpo de delito, o testemunho da vítima e as fotos apresentadas pelo familiar no momento da denúncia.

Confira a íntegra da nota oficial da PM:

"A Polícia Militar de Santa Catarina informa que, em referência ao Processo Administrativo Disciplinar, instaurado sob Portaria nº 378/PAD/PMSC/2015, em desfavor do soldado PM Luis Paulo Mota Brentano, tendo por escopo avaliar se sua conduta é compatível com o valor, a ética, a disciplina e o pundonor policial militar, após o regular processo administrativo, observado o devido procedimento legal, a Autoridade Disciplinar competente, em conformidade com as normas estatutárias, decidiu por exclui-lo da Corporação."

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img