27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Sonata para Viola e Piano no Auditório da Unisul nesta quarta-feira

spot_img

Sonata para Viola e Piano no Auditório da Unisul nesta quarta-feira

spot_imgspot_img

No programa da noite, dois prelúdios para piano solo de Johann Sebastian Bach e Lera Auerbach, seguidos da Sonata para Viola e Piano de Dmitri Shostakovich. O duo explicará alguns detalhes interessantes sobre as peças, seguidos então da execução das obras. A temática do recital gira em torno da ideia muito apreciada por compositores do século XX e XXI de incluir referências musicais emprestadas de outras obras, de outros compositores e de outros tempos. Dmitri Shostakovich frequentemente distribuía intertextos entre suas obras, e na Sonata para Viola e Piano, a última obra do compositor, finalizada dias antes de sua morte, não ocorre diferente. Um dois pontos mais interessantes da peça é a homenagem que Shostakovich presta, no terceiro movimento, à Sonata ao Luar de Beethoven, compositor muito admirado por ele.

Isabel Duschitz dedica-se à prática de música de câmara. Atualmente, frequenta o Bacharelado em Música na Udesc. Iniciou seus estudos musicais através do violino, com o professor Nikolas Fidantsef. Na escola estadual onde cursou o ensino médio, Isabel vivenciou rica experiência do canto coral e canto orfeônico, que muito contribuíram para a sua formação. Posteriormente também se dedicou à docência, lecionando violino e viola no Conservatório Carlos Gomes, de Belém/PA e no “Projeto Sinos Acorda”, promovido pela Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), em São Leopoldo/RS. Já integrou o naipe de violas de várias orquestras pelo Brasil, além de colaborar regularmente como artista convidada em grupos sinfônicos e camerísticos. Participou de festivais de música, masterclasses e programas de aperfeiçoamento em música (Uni-Rio/Capes e UFRGS/Capes).

Fernando Pabst atualmente cursa o Bacharelado em Piano na Udesc, onde é orientado pela Profa. Dra. Maria Bernardete Castelan Póvoas. Tem participado de diversas masterclasses com conhecidos profissionais do instrumento, entre eles Réne Lecuona, Paulo Álvares, Hamilton Tescarollo, Ney Fialkow, Catarina Domenici, Marcelo Balat e Luiz Medalha. É bolsista de iniciação científica CNPq no grupo voltado a estudos biomecânicos e de movimento “Técnica, Movimento e Coordenação Motora – Conceitos e Aplicações Interdisciplinares na Ação Pianística”, onde desenvolve, juntamente com o grupo, pesquisas relacionadas à prática do piano.

Sonata para Viola e Piano
Shostakovich
com os músicos Isabel Duschitz e Fernando Pabst
Quando: 7/12, às 20h30
Onde: Auditório Unisul (Rua Padre Roma, 404, Centro, Florianópolis)
Quanto: Entrada franca

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img