16.5 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Sonho de uma Noite de Verão no Cinema, Chá e Cultura na Fundação Badesc

spot_img

Sonho de uma Noite de Verão no Cinema, Chá e Cultura na Fundação Badesc

spot_imgspot_img

A próxima sessão do Cinema, Chá & Cultura será no dia 18 de junho (sexta-feira), às 19h. Exibiremos Sonho de uma Noite de Verão (A Midsummer Night’s Dream, 1999), baseado na peça homônima de Shakespeare. Neste filme mais recente (a famosa versão de 1935 já foi exibida no Cinema, Chá e Cultura), o diretor, Michael Hoffman, situa a trama no início do século 20. Demetrius (Christian Bale) e Lysander (Dominic West) são apaixonados por Hermia (Anna Friel), que só tem olhos para Lysander. Mas o pai de Hermia quer Demetrius como genro. Helena (Calista Flockhart), por sua vez, queima de amor por Demetrius. Hermia e Lysander decidem fugir da cidade na escuridão da noite. Demetrius, enfurecido, procura os dois, enquanto Helena vai atrás dele. No meio dessa confusão, filtros mágicos potencializam desencontros amorosos, e o que parece uma fábula ingênua – que, aliás, também inspirou filmes de Bergamn e Wood Allen – revela muito da natureza humana.

A mediadora neste encontro é Brígida Miranda, Ph.D. em Teatro pela La Trobe University/Austrália, Master of Arts in Theatre Practice pela University of Exeter/Inglaterra e Graduada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília. Brígida é professora adjunta da UDESC, nas áreas de Interpretação e Direção Teatral e Sub-coordenadora do Programada de Pós graduação em Teatro, pesquisando nas áreas de teatro e gênero; treinamento de atores e interpretação para teatro e cinema. Entre seus trabalhos mais recentes, como atriz, participou de Malabares: Os Filhos dos Outros, Cronica de uma morte inesperada, e Erotikós, e como diretora levou ao palco as peças Vinegar Tom e Retrato de Augustine.

Promovido pela Fundação Cultural BADESC e pela Cultura Inglesa de Florianópolis, Cinema, Chá & Cultura é um projeto dedicado à exibição de filmes relativos a obras literárias da tradição anglófona, com a participação dos organizadores e de convidados, alternadamente. Para os organizadores, Professores Dra Anelise R. Corseuil (UFSC), Dra Brígida de Miranda (UDESC), Ms. Leon de Paula (UDESC) e Dra. Maria Cecília de M. N. Coelho (UFMG), os encontros são uma oportunidade de exibir filmes variados e promover a discussão sobre literatura (principalmente a dramática) e cinema. A atividade, gratuita, começa com uma apresentação, durante a qual os participantes poderão se servir de chá, feito ao modo inglês, e oferecido pela Cultura Inglesa de Florianópolis. Em seguida será exibido o filme, legendado, em formato DVD, no aidtório da Fundação BADESC.

Informações

Fundação BADESC: R. Visconde de Ouro Preto, 216 – Florianópolis – 3224-8846 – fundacaocultural@badesc.gov.br

Cultura Inglesa: R. Rafael Bandeira, 335 – Florianópolis – 3224-2696 – recepcaofln@culturainglesa-sc.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img