23.3 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Startup acelerada na Udesc Esag é incluída no Programa de Incentivo à Inovação da Capital

spot_img

Startup acelerada na Udesc Esag é incluída no Programa de Incentivo à Inovação da Capital

spot_imgspot_img

Carolina Isoppo, sócia do Mercado Novva, e o coordenador do Esag  Ventures, professor Éverton Cancellier – Foto: PMF

Empreender e ao mesmo tempo ajudar o meio ambiente foram os objetivos da estudante Fernanda Simões, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), quando criou o Mercado Novva, primeiro market place do Brasil só com produtos lixo zero. E agora qualquer morador ou empresa de Florianópolis pode também contribuir para um mundo mais saudável, destinando parte do pagamento de seus impostos municipais para a startup.

O Mercado Novva, que Fernanda toca hoje com a sócia Carolina Isoppo, também estudante, foi uma das primeiras startups aceleradas pelo programa Esag Ventures, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, em 2021. E foi uma das 10 selecionadas no último edital do Programa de Incentivo à Inovação (PII) de Florianópolis.

Incentivo

O PII apoia pequenas empresas inovadoras que proporcionem retorno ao município, como ganhos ambientais ou visibilidade para a cidade. As startups são indicadas por um dos arranjos promotores de inovação (API), parcerias entre a prefeitura e associações empresariais – no caso do Mercado Novva, o API liderado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

As startups aprovadas no processo seletivo recebem uma carta de autorização para captação, com a qual podem solicitar aos contribuintes o repasse de recursos que de outra forma iriam para pagamento de impostos municipais. O valor captado pode ser de até R$ 180 mil, com uso de no máximo metade desse valor para pagamento de funcionários e até 30% para ações de marketing. Ao fim do processo, é preciso prestar contas ao município sobre a aplicação do dinheiro.

“Estamos muito contentes porque, para além de um simples aporte financeiro, o incentivo fiscal do PII simboliza o compromisso da cidade para com o crescimento do Mercado Novva e as demais startups ligadas à inovação sustentável”, comemora Fernanda Simões. “Isso será um catalisador para o Mercado Novva atingir os próximos objetivos em menos tempo e com maior eficiência” .

Vídeo – conheça o Mercado Novva:

Novva – acelerada ESAG VenturesConheça o Mercado Novva, startup acelerada pelo programa ESAG Ventures, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas da Universidade do Estado de…www.youtube.com

ISS e IPTU

Empresas podem incentivar a inovação em Florianópolis destinando parte do recolhimento do Imposto sobre Serviços (ISS) ou do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o Mercado Novva. No caso de repasses de ISS, a empresa interessada deve enviar um e-mail para a startup informando seu número de CNPJ, recebendo em resposta as instruções de como colaborar, que podem variar conforme a empresa.

No caso do IPTU, podem contribuir tanto empresas quanto pessoas físicas, destinando à startup até 20% do imposto devido. Para isso, os interessados também devem enviar um e-mail informando, além do CNPJ ou CPF, o número da inscrição imobiliária (informação que consta no carnê de pagamento do IPTU).

O endereço de e-mail para oferecer o incentivo ou solicitar mais informações é contato@mercadonovva.com.br.

Conheça o Mercado Novva.

Assista reportagem sobre a startup no Tech SC

Saiba mais sobre a Esag Ventures.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img