fique por dentro de floripa

- Tecnologia - Startup catarinense vence programa do Governo Federal e viaja em missão à China

27.11.2019

Startup catarinense vence programa do Governo Federal e viaja em missão à China

27.11.2019
Startup catarinense vence programa do Governo Federal e viaja em missão à China
Foto: Na foto, Leandro Mattos e Andressa Roveda, sócios e fundadores da CogniSigns, startup de impacto social voltada ao diagnóstico de transtornos complexos, com foco no Espectro do Autismo.

Solução criada para  apoiar o diagnóstico e tratamento do Autismo surgiu em incubadora da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e passará por internacionalização

O StartOut Brasil é o principal programa do Governo Federal brasileiro para startups que desejam internacionalizar suas soluções. Anualmente, são avaliadas empresas de todo o país e selecionadas as que apresentam modelos de negócio mais concretos e com maior potencial de crescimento e escala global. Na edição de 2019 do programa, que tem como destino as cidades de Xangai e Hong Kong, na China, três startups catarinenses (CogniSigns, Cheap2ship e Due Laser) foram avaliadas pelo governo chinês e por membros do Ministério da Economia e Relações Exteriores do Brasil para partirem em missão, junto a outras 16 empresas brasileiras, nos dias 1º a  10 de dezembro.

A missão é exclusivamente focada em geração de negócios. Nos eventos dos quais a comitiva irá participar, haverá investidores, fornecedores de tecnologia e potenciais clientes, e a comitiva contará com um representante chinês que irá atuar como matchmaker, identificando as soluções das startups e fazendo a conexão delas por empresas que possam ter interesse.

A CogniSigns, vencedora do programa e integrante da missão, é uma startup de impacto social voltada a auxiliar  na triagem, diagnóstico e tratamento de transtornos mentais complexos, hoje focada em possíveis portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA), e agrega em sua trajetória passagens pelos três principais programas de aceleração para impacto social do Brasil e do mundo: o Artemísia Lab Saúde, o Accelerate 2030 da ONU e o Inovativa de Impacto, do Governo Federal. 

“Nossa solução se chama V.E.R.A (Virtual Empathic Robot Assistant) que, via biossensores e inteligência artificial, promove reconhecimento de reações emocionais e comportamentais que, por serem universais a todos os seres humanos, pode ser facilmente aplicada em qualquer país, sem barreiras de linguagem ou cultura, facilitando a nossa internacionalização”, afirmam Leandro Mattos e Andressa Roveda, cofundadores da CogniSigns. “Nosso chatbot, que é responsável pela interação da V.E.R.A. com usuários, digitaliza e democratiza o início do diagnóstico do autismo, já está adaptado para uso internacional”, acrescentam.
 

O ecossistema catarinense como motor de impulsão
 

Especialistas em ciência, negócios e tecnologia, Leandro e Andressa contam que o ecossistema de Santa Catarina foi um elemento fundamental para o sucesso da empresa. “Nascemos no MIDITEC, incubadora gerenciada pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e, por conta das conexões feitas aqui, decidimos estabelecer a CogniSigns em Florianópolis”, afirmam. 

“Durante a última edição do Startup Summit, realizado pelo Sebrae/SC em Florianópolis, um dos instrutores do StartOut chamado André Rizzo, esteve presente e visitou o nosso estande, dando sugestões e dicas sobre nossa aderência ao programa. Claro que o que contou para a seleção, foi o potencial da nossa solução, identificado a partir de questões pertinentes ao negócio, com demonstração do produto, startup e equipe. No entanto, estar em um evento que proporciona essa visibilidade também foi enriquecedor”, acrescenta.

Outro encontro proporcionado pelo ecossistema de Santa Catarina foi com o Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Governo Federal, Carlos Alexandre da Costa, e sua equipe, responsáveis pelo desenvolvimento do StartOut. “Durante visita à ACATE, o Secretário demonstrou interesse em conhecer a sede da startup vencedora do programa, o que nos rendeu uma visita muito especial e com a qual ficamos muito honrados”, finalizam.  

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Ciasc é a primeira empresa de tecnologia do país a trabalhar com integração de dados para gerar Certificados Digitais

05.12.2019

Ciasc é a primeira empresa de tecnologia do país a trabalhar com integração de dados para gerar Certificados Digitais

Santa Catarina vence três categorias do Startup Awards 2019

03.12.2019

Santa Catarina vence três categorias do Startup Awards 2019

Programa inédito de aceleração de MEIs forma 97 empresários na Capital

03.12.2019

Programa inédito de aceleração de MEIs forma 97 empresários na Capital

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.