21.1 C
fpolis
domingo, agosto 14, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Sustentabilidade é tema de simpósio internacional em Florianópolis

spot_imgspot_img

Sustentabilidade é tema de simpósio internacional em Florianópolis

spot_imgspot_img

Simpósio discute os rumos da arquitetura e urbanismo ecológicos em Santa Catarina

Com apoio institucional do Núcleo Catarinense de Decoração, acontece nesta quinta e sexta-feira (7 e 8/10) em Florianópolis o 2º Simpósio Internacional de Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo – evento promovido pela Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura – AsBEA – SC. O seminário, que acontece simultaneamente em Curitiba e Porto Alegre, vai trazer a Santa Catarina grandes nomes da arquitetura mundial e do Brasil para discutir um dos temas mais importantes da atualidade em todo o mundo. O objetivo é refletir em conjunto com outros profissionais o real impacto da arquitetura nas questões ambientais,chamando para a necessidade do engajamento neste setor. Ao final dos simpósios nas três capitais do Sul será elaborado um manifesto com dez iniciativas viáveis para a aplicação da sustentabilidade na Arquitetura e Urbanismo.

Para o Coordenador do Grupo de Sustentabilidade da AsBEA-SC, o arquiteto Ronaldo Martins, Santa Catarina ainda tem muito a desenvolver nesta área. “Já temos muitos empreendimentos ecologicamente corretos, mas ainda há uma estrada longa para percorrer”, disse. Segundo ele, eventos como esse são fundamentais para a troca de experiências e principalmente para tomar conhecimento de exemplos que deram certo em outras regiões e países.

De acordo com o presidente do Núcleo Catarinense de Decoração, Marcelo Martinez, é de extrema importância para o Estado a discussão do tema sustentabilidade. “A abordagem do evento é inédita, pois propõe não apenas uma apresentação de cases sustentáveis de sucesso, mas também uma conscientização do profissional por meio de debates e mesas redondas. É uma oportunidade para buscarmos inspiração e idéias que possam ser aplicadas à realidade Catarinense”, comenta. É uma grande iniciativa da AsBEA e o NCD nãom poderia deixar de apoiar”, completa. A entidade é uma das apoiadoras do evento e oferece descontos especiais aos profissionais e lojistas associados. Além do Núcleo Catarinense de Decoração, o evento é apoiado também pela J.Ziliotto, Carlos Machado e Bellacatarina.

Jaime Zilliotto, diretor financeiro do NCD e participante do seminário, ressalta a importância da conscientização dos profissionais de SC sobre as novas tendências ecológicas. “Serão apresentados muitos cases sustentáveis de sucesso de respeitados arquitetos mundiais e também de Santa Catarina, como o caso da Cidade Pedra Branca, em Palhoça”, afirma.

Sobre o Núcleo Catarinense de Decoração

Além de promover comercialmente o mercado de decoração, o Núcleo Catarinense de Decoração tem o objetivo de incentivar a troca de informação e experiências entre profissionais e lojistas, a divulgação de técnicas de trabalho e a análise das tendências, dinamizando a propagação de idéias e conceitos. Atualmente, o NCD conta com 79 lojas de alto padrão associadas divididas em quatro regionais: Blumenau, Balneário Camboriú, Florianópolis e Sul e cerca de 2.450 profissionais cadastrados.

Através do associativismo, o NCD promove o crescimento e facilita a promoção de negócios. O trabalho em parceria é responsável por estimular a capacitação profissional, a representatividade do setor e a troca de experiências por meio de uma complexa rede de relacionamentos.

Serviço:

O que: 2º Simpósio Internacional de Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo

Quando: Dias 7 e 8 de outubro (quinta e sexta-feira)

Onde: FIESC – Rod. Admar Gonzaga, 2765

Mais informações e programação completa no site www.simposiosustentabilidade.com.br

spot_img

Leia mais