21.6 C
fpolis
quinta-feira, outubro 28, 2021
cinesytem

TAC completa 137 anos nesta sexta-feira

spot_img

TAC completa 137 anos nesta sexta-feira

spot_img

O Teatro Álvaro de Carvalho, administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), completa 137 anos nesta sexta-feira, 7. Tudo começou por volta de 1854, quando um movimento de pessoas ligadas à cultura tomou consciência de que Desterro, a Capital da Província, merecia um teatro amplo e moderno.

Em 29 de julho de 1857 foi lançada a pedra fundamental do novo teatro, mas só em 5 de junho de 1871 é que o Teatro Santa Isabel, homenageando a Princesa Isabel, foi utilizado, mesmo sem estar concluído. E a inauguração oficial deu-se em 7 de setembro de 1875, com a presença calculada de mais de mil pessoas.

O teatro, porém, passou por um período de abandono, quando serviu até como prisão, mas no dia 2 de julho de 1894 uma resolução mudou o nome para Teatro Álvaro de Carvalho, numa justa homenagem ao primeiro dramaturgo catarinense. Pouco antes da mudança, em 17 de maio, Desterro passou a chamar-se Florianópolis.

O Teatro Álvaro de Carvalho ocupa hoje lugar de destaque não só como peça arquitetônica mas como legítimo patrimônio cultural de todos os catarinenses, merecidamente tombado desde 1988, sob guarda da FCC.

spot_img
spot_img